Novo Concurso Público do IBGE 2018 – Previsão


  

Ministério do Planejamento ainda precisa autorizar o pedido para realização do certame.

É cada vez maior a expectativa em torno da autorização para a realização do novo concurso referente ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Previsto para ocorrer ainda no ano de 2018, o presidente do órgão, Roberto Olinto, reconheceu no último dia 14 de maio a necessidade com urgência da realização para o certame de efetivos.

E, sabendo disso, o mesmo voltou a alertar durante a realização do II Congresso Democrático do Instituto, que aconteceu nos dias 25 e 28 de maio, a grave situação pela qual o IBGE tem passado, já que há algum tempo não realiza a contratação de outros e novos servidores. Para Roberto, é de fundamental importância que a direção se organize para a realização do concurso público e para o plano de carreira, já que sem esses dois, há a possibilidade de que a história do Instituto Brasileiro encerre as suas atividades de forma lamentável.

Com isso, a preocupação da diretoria agora é a de comunicar para o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o MPDG, sobre essa situação, para que ela tome as providências cabíveis para o processo seletivo. As expectativas são de que o Ministério dê a sua autorização e concessão de forma breve, garantindo a divulgação de um edital decisivo ainda esse ano.

Pedido em dezembro do IBGE

É importante salientar que essa não é a primeira vez que o IBGE encaminha um pedido para a realização de uma seleção. Em dezembro de 2017, o instituto já havia solicitado um aval para a criação de um total de 1.800 oportunidades efetivas.

Dessas, 600 vagas foram destinadas para o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e de Infraestrutura, na área de informações geográficas e de estatísticas. As demais 1.200 carreiras foram reservadas para cargos como Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas.

Para o novo pedido do IBGE, sabe-se que a solicitação está tramitando diretamente na Divisão dos Concursos Públicos, no Ministério do Planejamento. Até agora, partindo do momento em que essa foi encaminhada, já foram realizadas pelo menos 23 movimentações dentro da própria pasta.

Vale lembrar que o edital oficial para o certame do IBGE 2018 somente terá a sua publicação logo que for realizada e recebida a autorização do MPDG.

Quais as carreiras do concurso do IBGE 2018?




A edição de 2018 do IBGE solicita oportunidades na função de técnico, sendo essas destinadas para os participantes que possuem certificado de conclusão do ensino médio. Esse deve ter sido emitido por uma instituição que seja oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação, o MEC.

O salário em vigência oferecido para o cargo é de R$ 3.890,87, sendo adicionado nesse o valor para o vale-alimentação.

Além desse, ainda há postos como analista, que exigem a formação em nível superior completa. São aceitos diversos cursos para essa vaga, constando na tabela referente às remunerações de servidores federais um valor de vencimento atual de R$ 8.213,07.

Um pouco mais sobre o último concurso do IBGE

Já faz algum tempo que o IBGE não realiza um certame para a efetivação de novos profissionais. O último concurso público que se tem notícias ocorreu no final do ano de 2015, quando o órgão lançou, ao mesmo tempo, dois editais. Juntos, esses apresentaram um total de 600 oportunidades.

A organização do processo seletivo ficou, na ocasião, por conta da Fundação Getúlio Vargas, a FGV. Foram ofertadas, no primeiro, 460 vagas para técnico, sendo essas distribuídas entre os mais diversos Estados brasileiros. O encerramento de sua validade foi no dia 30 de maio de 2018, contando junto o período de prorrogação.

Já o segundo edital teve 90 vagas para o cargo de analista e outras 50 para o de tecnologista. Essas também foram alocadas em diversos Estados, com término do prazo já igualmente vencido com o acréscimo de prorrogação.

Portanto, resta ficar ligado que vêm mais notícias por aqui em breve. O IBGE é, no Brasil, o principal provedor de informações e de dados, atendendo todas as necessidades nos mais diferentes segmentos da sociedade, tanto em órgãos em esferas governamentais municipal, estadual e federal.

Kellen Kunz


Leave your comment