Novo Concurso Público DETRAN-PA 2018 – Banca Organizadora



  

Fadesp será a responsável pela organização do certame.

Na última quarta-feira (dia 25 de abril), o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN/PA) divulgou o resultado do processo licitatório para escolher a banca que irá ser responsável por organizar e realizar seu próximo concurso público, em uma publicação no Diário Oficial do Estado.

As características levadas em consideração foram o preço, a concorrência e a análise técnica, de forma que a escolhida para ser a banca responsável pelo seu novo concurso foi a Fadesp (Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa). No entanto, a escolha ainda não foi oficializada, pois as empresas que concorreram neste processo têm até o dia 29 de abril para apresentarem seus recursos.

Vagas do Concurso Público DETRAN/PA 2018

Estima-se que o Edital seja divulgado a partir da segunda quinzena do próximo mês. Segundo o termo de referência, serão ofertadas 100 vagas para os cargos de Agente de Fiscalização e Agente de Trânsito. A estimativa é de que o concurso conte com aproximadamente 5.000 candidatos.

O regime de contratação é estatutário, com jornada semanal de 30 horas, com vagas voltadas para o público de nível escolar médio e salário inicial no valor de, aproximadamente, R$ 2.100,00.

Vaga de Agente de Fiscalização

Do total de 100 vagas, são destinadas 66 para este cargo. O profissional do cargo de Agente de Fiscalização é responsável por atividades de fiscalização de trânsito, veículos e documentos, monitoramento e orientação da circulação, além de operações de fiscalização em rodovias e vias urbanas, dentre outras atividades relacionadas com os órgãos de Segurança Pública e o de Sistema Nacional de Trânsito do Estado. Dependendo da sua formação profissional, faz parte das suas funções realizar atividades relacionadas também a esta formação.

Vaga de Agente de Trânsito

Do número total de vagas, 34 são destinadas para o cargo de Agente de Trânsito. O profissional deste cargo tem como responsabilidade a execução de atividades que se relacionam com exames (de caráter teórico ou prático) de direção de veículos, exames para o público PPD (Pessoas Portadora de Deficiência), a análise da aplicação de exames teóricos e práticos e o auxílio às bancas examinadoras de direção, dentre outras atividades.

Último Concurso do DETRAN/PA

O último concurso que o Detran do Pará realizou ocorreu no ano de 2006 e teve 1.486 vagas oferecidas, para cargos de todos os níveis de escolaridade, com organização pela banca Cespe/UnB. O processo de avaliação dos candidatos foi por meio de provas objetivas de 30 ou 40 questões, contendo conteúdos de conhecimento básico e específico de sua área.

Vagas de Ensino Fundamental

Os cargos que foram oferecidos para o nível escolar de Ensino Fundamental, no concurso do ano de 2006, foram:

  • Cargo de Auxiliar Administrativo;

  • Cargo de Auxiliar de Serviços Operacionais; e

  • Cargo de Motorista.

Vagas de Ensino Médio

Já as vagas para os cargos com exigência de nível médio foram as seguintes:

  • Cargo de Agente de Trânsito;




  • Cargo de Assistente Administrativo;

  • Cargo de Vistoriador;

  • Cargo de Técnico em Informática; e

  • Cargo de Programador.

Vagas de Ensino Superior

E os cargos de exigência escolar de nível superior foram:

  • Cargo de Analista de Sistemas;

  • Cargo de Analista de Suporte Técnico;

  • Cargo de Técnico em Administração e/ou finanças (necessária graduação em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Administração ou Biblioteconomia);

  • Cargo de Técnico em Gestão e Infraestrutura em Trânsito (necessária graduação em Engenharia Civil, Elétrica, Eletrônica ou Mecânica, Estatística, Pedagogia, Ciências Sociais, Serviços Sociais, Psicologia ou Arquitetura e Urbanismo);

  • Cargo de Procurador Autárquico; e

  • Cargo de Médico.

Para mais informações relacionadas ao novo Concurso Público do DETRAN/PA, do ano de 2018, é necessário aguardar a divulgação do Edital.

Aurenivia Alves Pereira


Leave your comment