Novo Concurso Marinha 2018 – Vagas no Colégio Naval


  

Inscrições podem ser feitas até o dia 20 de abril de 2018.

A Marinha do Brasil está com certame em andamento para o preenchimento de 190 vagas para admissão ao Colégio Naval (CPACN 2018). O certame é organizado juntamente com a Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM). Para aqueles que não sabem, o Colégio Naval é uma instituição de ensino da Marinha bastante tradicional e destacada no ensino militar. Ela está localizada em Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro. É através do Colégio Naval que são selecionados alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval.

Como se trata de um processo seletivo cujo principal objetivo é o ingresso na carreira militar, é importante destacar que os candidatos devem atender a alguns pré-requisitos estabelecidos. Com isso, os interessados em participar deste certame devem estar de acordo com as seguintes condições: ser brasileiro nato e do sexo masculino, haja vista o certame só ofertar vagas para homens; o candidato não pode ser casado ou possuir união estável, sendo que tal condição deverá ser mantida durante o período que ele estiver no Colégio Naval; possuir no mínimo 15 anos completos e no máximo 18 anos completos no primeiro dia de janeiro de 2019; ter concluído o 9ª ano do ensino fundamental até a data do Calendário de Eventos (Anexo II do edital de abertura); ter bons antecedentes de conduta, um dos pré-requisitos chaves para o futuro Oficial da Marinha; possuir autorização do seu responsável legal para ingressar na Marinha; dentre outras exigências.

Inscrições

O período de inscrições vai de 12 de março a 20 de abril de 2018, segundo destaca o edital oficial de abertura. A inscrição é de total responsabilidade do candidato. Com isso, ele deve optar por fazer sua inscrição online ou de forma presencial. As inscrições através da internet se darão através do site da Diretoria de Ensino da Marinha (www.ensino.mar.mil.br) ou do portal do Serviço de Seleção de Pessoal da Marinha (www.ingressonamarinha.mar.mil.br). Basta entrar em um dos links e efetuar sua inscrição, observando, é claro, o período de inscrições.

Além disso, o candidato que assim preferir poderá optar pela inscrição presencial. Para isso, basta que ele se dirija um dos postos de atendimento da Marinha (OREL) listados no Anexo I do edital oficial de abertura.

A inscrição definitiva só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 para todos os candidatos.

Processo Seletivo

O processo seletivo deste concurso constará das seguintes fases:

· Prova Escrita Objetiva de Matemática e Inglês;

· Prova Escrita Objetiva de Estudos Sociais, Ciências e Português;

· Redação;




· Inspeção de Saúde (IS);

· Teste de Aptidão Física (TAF);

· Avaliação Psicológica (AP);

· Verificação de Documentos (VD);

· Período de Adaptação (PA).

As três primeiras fases, provas escritas mais redação, serão ambas de caráter eliminatório e classificatório. Apenas os candidatos selecionados após a aplicação de tais provas serão convocados paras as fases posteriores.

Curso de Preparação de Aspirantes

Os aprovados em todas as fases do certame irão ingressar no Curso de Preparação de Aspirantes. Esse curso visa ao preparo físico e intelectual do aluno, sendo que o principal objetivo é uma futura seleção para o ingresso na Escola Naval. Durante o período do curso serão ministradas aulas referentes ao ensino básico nível médio, bem como o Ensino Militar-Naval. Uma vez aprovado no Curso de Preparação de Aspirantes, o aluno irá receber seu certificado de conclusão do ensino médio juntamente com sua ficha histórico-escolar.

Edital Oficial de Abertura

Para mais detalhes sobre este certame é muito importante que o candidato leia atentamente o edital oficial de abertura e fique por dentro de todas as normas e exigências deste concurso. O documento oficial está disponível no site oficial da Diretoria de Ensino da Marinha, por meio do link www.marinha.mil.br/ensino/. Basta entrar na página do concurso aqui destacado e visualizar, ou baixar, o documento oficial.

Por Bruno Henrique


Deixe seu comentário