Concurso Sefaz BA 2018 foi Autorizado


  

Concurso foi autorizado e ofertará 60 vagas no cargo de Auditor Fiscal de Rendas.

Os concursos públicos se tornaram nos últimos tempos importantes alternativas para quem procura driblar a crise e conseguir um emprego que ofereça estabilidade e segurança, tão em falta em tempos de crise como todo o país enfrentando.

E para quem é do estado da Bahia e aguarda por uma oportunidade de realizar um concurso, a sua chance pode estar bem próxima.

Na última quarta-feira dia 06 do mês de dezembro foi assinado pelo então governador do estado da Bahia, o Sr. Rui Barbosa, o documento que autoriza a realização de um concurso público da Secretaria da Fazenda do Estado.

Segundo as informações iniciais serão disponibilizadas neste concurso o total de 60 vagas para lotação imediata, sendo que todas as oportunidades são para o cargo de Auditor Fiscal de Rendas.

Como já estamos finalizando o ano de 2017, a previsão é de que até o mês de março o edital de abertura do certame seja publicado com todas as informações necessárias aos interessados.

O cargo de Auditor Fiscal de Rendas pode ser disputado por candidatos que possuam curso superior completo nas seguintes áreas:

– Ciências contábeis;

– Administração;

– Ciências econômicas;

– Engenharia;

– Ciências da computação;

– Sistemas de informação;




– Direito;

– Processamento de dados;

– Informática.

Os candidatos aprovados e contratados para atuarem como fiscais da Sefaz/BA irão receber uma salário inicial no valor de R$ 8.456,19 mais outros benefícios e gratificações comuns do cargo, cujo valor deste salário chegue em sua totalidade em cerca de R$ 18 mil. A carga horaria de um profissional neste cargo é de 30 horas por semana.

Embora o concurso tenha sido autorizado somente agora, a expectativa inicial era de que ele pudesse ser realizado no ano de 2015, ocasião em que uma solicitação de autorização foi enviada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Contudo, devido a crise que começava a se formar na economia brasileira, era necessário reduzir aos máximos os gastos e o orçamento não permitia a realização de um concurso público.

Porém, embora a crise ainda não tenha passado completamente já existem condições financeiras para arcar com os custos de um novo certame e por isso a sua autorização foi dada.

Além do mais, o órgão atualmente conta com uma defasagem de servidores, principalmente no cargo de Auditor Fiscal de Vendas, pois já se passaram doze anos desde a última realização de concurso pelo órgão. De lá para cá o número de fiscais diminuiu muito devido a diversas aposentadorias e demais afastamentos. Mais um motivo que levou a autorização de sua realização.

O último concurso público realizado pela Sefaz da Bahia aconteceu no ano de 2004, de lá para cá nenhuma contratação foi realizada pelo órgão que acaba por correr o risco de oferecer um serviço ineficiente, por falta de servidores.

Na época em que o concurso foi realizado a empresa contratada para organizar e executá-lo foi a Fundação Carlos Chagas. Na ocasião os inscritos realizaram três provas, duas foram objetivas com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e específicos e uma foi dissertativa em que os candidatos tiveram que elaborar um texto dissertativo.

Dessa forma, a recomendação para quem deseja realizar o concurso é de que os estudos preparatórios já sejam iniciados, pois a partir da publicação do edital de abertura que deve acontecer no máximo até o mês de março de 2018, em pouco tempo as provas devem ser realizadas para que os aprovados sejam lotados em seus cargos ainda no primeiro semestre de 2018.

Fique atento as novas informações sobre o Concurso Público da Secretaria da Fazenda do estado da Bahia e não deixe de se inscrever.

Por Sirlene Montes


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