Concurso Público PC-PR 2018 – Previsão e Formação da Comissão


  

Seleção ofertará vagas com salários superiores a R$ 5 mil.

Nos últimos dias, foi formada a comissão para o concurso da Polícia Civil do Paraná, que visa selecionar candidatos para a vaga de escrivão.

Até o momento, sabe-se que inicialmente serão ofertadas cerca de 100 vagas para o ofício de escrivão e que haverá cadastro reserva para aqueles que ficaram em excedente. Além disso, sabe-se que para participar é necessário que o candidato possua formação de nível superior e além disso, estima-se que a remuneração inicial para esse cargo seja superior a R$ 5.000.

Dessa forma, aqueles que possuem o diploma de formação no curso de Direito e dedicam-se a estudar para prestar provas de concursos públicos, as informações a seguir podem ser de grande importância. Isso porque a Polícia Civil do Estado do Paraná ou PC/PR , na última terça-feira, dia 27 do mês de março, publicou no Diário Oficial, quais são os nomes que formam a comissão para a realização do novo concurso público que, dessa vez, objetiva escolher novos profissionais para desempenharem a ocupação de escrivão da PC.

O concurso público vem sendo aguardado desde o 1º dia do mês de fevereiro, uma vez que o Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná, a Sinclapol, fez a divulgação por meio de um comunicado que o atual governador do Estado do Paraná, Beto Richa, autorizou a realização do concurso público, ainda previsto para acontecer no ano de 2018, que ofertaria cerca de aproximadamente 100 oportunidades de emprego e ainda realizaria a formação do cadastro reserva.

Ficou interessado? Quer participar do concurso público e concorrer a uma das 100 vagas que serão destinadas ao cargo de escrivão no Estado do Paraná? Pois bem, para participar do certame é necessário que o candidato esteja dentro de alguns pré-requisitos já estipulados, isto é, possuir a formação de nível superior no curso de Direito; ter idade de pelo menos 21 anos e além disso, o candidato precisa ter Carteira de Habilitação Nacional na categoria B, ou seja, para a direção de automóveis.




Vale ressaltar ainda que, agora que já foi formada a comissão, os seus membros devem reunir-se para discutir e escolher qual será a banca organizadora do certame. Apenas a partir disso, deve ser anunciada o dia que será publicado o edital, bem como quando as inscrições terão início.

Segundo o Sinclapol, há uma grande escassez de escrivães no Estado, o que, por consequência, representa uma das maiores queixas do sindicato. Isso porque, de acordo com os documentos apresentados, as últimas nomeações aconteceram há muito tempo atrás, no ano de 2014. Sendo assim, desde este ano, não houve um aumento no número de profissionais, o que acabou não acompanhando a demanda, sobrecarregando os atuais profissionais. Dessa forma, a ocorrência de um novo concurso público é cobrado desde então.

Os concursos públicos na área da Polícia Civil, são sempre muito procurados por pessoas que concluíram o curso de Direito. Dessa forma, a concorrência é sempre grande, pois há um grande número de candidatos disputando a mesma vaga. Por isso, aqueles que desejam participar devem buscar se preparar o quanto antes, já que, para conseguir a vaga desejada, é preciso estar à frente de outros candidatos e, desse modo, fazer uma pontuação alta e satisfatória.

No dia do exame, para estar bem preparado, é necessário que o candidato conheça bem o modelo da prova que será aplicada, bem como o nível de dificuldade das questões. Dessa maneira, um bom método de estudo consiste em refazer as provas anteriores, além de buscar por provas elaboradas pela banca organizadora ainda a ser escolhida.

Sabe-se que o último concurso público da PC/PR ocorreu no ano de 2009 e teve cinco etapas de seleção, isto é, prova geral, prova para medir conhecimentos específicos, avaliações de aptidão física e psicológica, além de uma avaliação do comportamento do candidato como cidadão perante as leis.

Ana Paula Oliveira Coimbra


Deixe seu comentário