Concurso Público da SEPLAG-MG 2018 – Edital Publicado


  

Interessados deverão efetuar as inscrições entre 20 de junho e 20 de julho de 2018.

Recentemente, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais (SEPLAG/MG) realizou o anúncio do novo edital de seu concurso público. Neste concurso, serão ofertadas 40 vagas para ocuparem o cargo de profissional de Políticas Públicas e Gestão Governamental. Para se candidatar, é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio e que esteja inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2018.

Para este cargo, é previsto o salário inicial no valor de R$ 5.100,00, considerando o acréscimo da taxa de 100% da GDPI (Gratificação de Desempenho e Produtividade Individual e Institucional). Dentre as funções atribuídas a este profissional, estão as atividades relacionadas às políticas públicas e ao planejamento, além da administração contábil, financeira e de informação, logística, recursos humanos, racionalização de processos e administração patrimonial. Todas essas funções devem ser cumpridas com integridade e transparência, aplicando as mais modernas técnicas de gestão.

Inscrições e prova

O período de recebimento das inscrições se inicia no dia 20 de junho e tem duração até o dia 20 de julho, podendo ser realizada dentro deste período, na página da Fundação Cefet Minas (banca responsável pela organização do concurso). Na ficha, será preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número de inscrição do Enem (ano de 2018), com o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$60,00.

O concurso terá duas etapas, sendo a primeira a prova do Enem 2018, que é composta por 180 questões objetivas, mais uma redação. Esta etapa possui caráter eliminatório (aquele que não alcançar, no mínimo, 350 pontos em cada uma das disciplinas, nem 500 pontos na redação será eliminado) e classificatório.

Já quanto à segunda etapa, o candidato deve realizar o curso de graduação em Administração Pública, pela Escola Professor Paulo Neves de Carvalho, que pertence à Fundação João Pinheiro. Esta etapa também é eliminatória. O curso é totalmente gratuito e ainda é oferecida uma bolsa-auxílio, no valor de um salário mínimo (somente para alunos que não possuem cargo público). A duração do curso é de quatro anos, podendo ser prorrogado por mais um ano, tendo um total de 3.265 horas de carga horária.

Para mais informações sobre o Concurso Público da SEPLAG/MG, aguarde até o dia de abertura das inscrições para ter acesso ao edital, na página da Fundação Cefet Minas.

Concurso anterior da SEPLAG/MG




O último concurso realizado pela SEPLAG/MG ocorreu no ano de 2017, com etapas semelhantes às que irão ocorrer neste ano: as provas do Enem, realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), assistida pelo Ministério da Educação (MEC), e a frequência e conclusão do curso de Administração Pública, da escola Paulo Neves de Carvalhos, da Fundação João Pinheiro.

Além disso, foram reservadas 10% de todas as vagas oferecidas para os candidatos PPD (Pessoas Portadoras de Deficiência).

Sobre a SEPLAG/MG

É de responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão atuar na coordenação de políticas públicas, a fim de auxiliar na redução das desigualdades e injustiças que ocorrem nos setores social, econômico e cultural do estado, no caso, o de Minas Gerais.

Além disso, é a SEPLAG quem organiza as compras e contratos governamentais, é quem cuida da logística e tecnologia da informação, tal como o controle dos gastos dos financiamentos de investimentos públicos, além da gestão de pessoas e recursos humanos.

Para mais informações sobre a SEPLAG/MG, acesse ao site do Governo de Minas Gerais ou entre em contato com a secretaria por meio do número de telefone (31) 3915-0826.

Aurenivia Alves Pereira


Deixe seu comentário