Concurso Previsto Receita Federal 2018


  

Certame tem previsão de ofertar 2.083 vagas de emprego.

O número de pessoas interessadas em realizar concursos públicos no Brasil aumentou de forma considerável desde o ano passado. Os brasileiros passaram a ver os processos seletivos e concursos públicos como novas alternativas para a conquista de um novo posto no mercado de trabalho, já que este, diante da grande oferta de mão de obra está a cada dia mais competitivo e exigente.

Assim, tem muita gente de olho nos próximos concursos, previstos para o ano de 2018. E por falar nisso, não podemos deixar de citar o concurso da Receita Federal do Brasil que está sendo muito aguardado.

Para quem se encontra na expectativa de novas informações sobre este concurso, ao que tudo indica ele será realizado ano que vem e irá disponibilizar mais de 2 mil vagas.

Segundo as informações do órgão, o documento que foi enviado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão se encontra ainda sob análise. No documento é solicitada a realização de um novo concurso público para o provimento do total de 2.083 vagas, sendo que desse montante 630 são para a carreira de Auditor-Fiscal e 1.453 para as carreiras de Analista Tributário e Assistente Técnico-Administrativo.

O MPDG ainda não deu o aval para a realização de um concurso para esse quantitativo de vagas, as informações recentes apontam que a LOA, que é na Lei Orçamentária Anula já estão incluídos os valores de um concurso público da Receita Federal, para o provimento de 400 vagas. O que já é uma garantia de realização de novo certame.

Existe uma grande expectativa sobre a autorização, pois a Receita Federal enfrenta um problema relacionado ao déficit de servidores, uma vez que somente no último mês de agosto as aposentadorias e afastamentos de servidores no órgão somaram-se em 276, sendo que até o mês de dezembro devem ocorrer mais baixas, já que estão previstas mais de 500 aposentadorias. O cargo de auditor é que possui mais postos vazios e representa 40% das vagas solicitadas no documento.

Diante desse quadro, para que o órgão não perca a sua eficiência é quase garantido que o concurso seja autorizado para o ano que vem, principalmente pelo fato de que com um grande déficit de servidores, que pode enfraquecer a fiscalização em termos de sonegação de impostos, prejudicando a economia do Brasil, pois com uma arrecadação mais baixa, os recursos de investimento do governo também tendem a diminuir.




O último concurso da Receita Federal do Brasil aconteceu no ano de 2014. Passados 3 anos da sua realização o déficit atual do órgão é superior a 10 mil servidores. Assim, é bem possível que o pedido seja analisado como um caso excepcional do governo federal.

Assim que o concurso público da Receita Federal do Brasil for autorizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o próximo passo será a formação de uma Comissão que ficará encarregada dos tramites legais em relação ao concurso, como a contratação de forma direta ou por processo licitatório de uma empresa que se encarregará de organizar e executar o certame.

Embora ainda não tenha sido autorizado o certame, nem exista ainda um edital com todas as informações, já se sabe os cargos que serão disponibilizados e os pré-requisitos de cada um.

Assim, quem desejar concorrer ao cargo de assistente técnico-administrativo deve possuir formação e nível médio. Já as carreiras de Analista e Auditor exigem formação de nível superior em qualquer área do conhecimento.

Os aprovados no concurso geralmente são contratados em concordância com o regime estatuário, que oferece estabilidade.

Nesse sentido, se você possui interesse em realizar o concurso público da Receita Federal do Brasil que deve ocorrer em 2018, esteja atento às novas informações.

Por Sirlene Montes


Deixe seu comentário