Concurso Previsto Receita Federal 2018 – Vagas


  

Certame prevê o preenchimento de 2.083 vagas para cargos de Auditor-Fiscal e Analista Tributário.

Entre os certames públicos de maior alcance e mais cobiçados, o qual está prestes a ser definitivamente oficializado, está o novo processo seletivo que se destina a prover cargos no órgão da Receita Federal do Brasil, RFB, de onde foi despachada uma solicitação diretamente ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, MPDG, para a devida autorização que disponibilize em torno de 2.083 vagas para diversos postos de trabalho neste mesmo órgão.

Toda a organização deste novo processo de seleção está sendo movido pelo próprio órgão e os demais sindicatos desta categoria, os quais se preparam para dar conta do aval que será expedido. Conforme as informações levantadas do próprio departamento, todos os anos aumenta a quantidade de setores vazios no interior da Receita Federal do Brasil, dado que há um crescente número de servidores em vias de se aposentar. No início de 2017 a quantidade de postos de trabalho na Receita Federal chegou a 20.321 cadeiras disponíveis. Uma estatística foi levantada e o resultado foi que existe um saldo negativo de mais ou menos 20.639 servidores, dos quais 10.789 na área de auditores e mais 9.850 no setor de analistas.

Assim, a partir do mês de maio de 2017, foi encaminhada, por meio do Ministério da Fazenda, uma solicitação de disponibilização oficial de vagas para o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Este pedido se refere à liberação de mais ou menos 2.083 disponibilidades de vagas no departamento de auditor-fiscal e no setor de analista tributário.

Em sua totalidade, a quantidade de vagas a ser disponibilizada neste novo processo seletivo será de 630 em relação ao cargo de auditor e as demais 1.453 em relação ao cargo de analista. Essas duas oportunidades de carreiras possuem muita flexibilidade em termos de pré-requisitos. Profissionais com graduação superior em diversas disciplinas poderão concorrer às vagas. Os salários iniciais estão entre os seguintes valores de R$ 16.201,64 e R$ 9.714,42, em conformidade com as vagas.




Há, também, outro setor que será preenchido com mais 400 vagas à disposição. São os departamentos de Assistente-Técnico em Administração e Analista Administrativo. Neste caso, os aprovados serão encaminhados diretamente à Receita Federal, no processo de lotação.

Este pode ser reconhecido como um dos concursos públicos mais disputados em todo o território brasileiro. São milhares de candidatos que deverão estar se preparando com muita antecedência. Assim que o edital estiver oficializado e publicado, será necessário analisar profundamente todo o conteúdo programático do mesmo.

Com relação ao certame público anterior, para os mesmos cargos, realizado no ano de 2014, e cuja organização ficou na responsabilidade da Escola de Administração Fazendária, Esaf, os exames consistiram em um caderno provido de 70 questões, das quais, 50 versaram sobre os devidos conhecimentos básicos e as demais 20 questões versaram sobre os conhecimentos específicos. Sobre as perguntas em cima de conhecimentos básicos, 20 delas versaram sobre a matéria de língua portuguesa, 10 questões sobre a matéria de matemática e em raciocínio lógico; 10 questões versando sobre conhecimentos em informática e mais 10 versando sobre as atualidades.

No que toca à prova de conhecimentos específicos, a mesma consistiu de cinco questões versando sobre gestão de pessoas e sobre o atendimento direto ao público; cinco questões versando sobre o tema da ética no setor do servidor e na administração pública, cinco questões versando sobre a administração pública no Brasil e mais cinco questões versando sobre o regime jurídico próprio dos agentes públicos. O tema de informática e o de atualidades se destacou em termos de pontos.

Por Paulo Henrique dos Santos


Deixe seu comentário