Concurso Previsto Previc 2018 – Vagas



  

Concurso tem previsão de ser realizado em 2018 e deverá contar com 121 vagas abertas.

Para quem se encontra na expectativa de novas informações sobre um possível concurso público da Previc, que é a Superintendência Nacional de Previdência Complementar, as notícias que acabam de chegar informam que continua sendo aguardada a sua autorização por parte do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que está analisando o projeto do concurso.

O documento que foi enviado ao Ministério solicita a autorização de um processo de seleção para o total de 121 vagas, em cargos que exigem formação de nível médio e de nível superior.

Segundo as informações passadas pelo Serviço de Informações ao Cidadão que pertence ao MPDG, as oportunidades mencionadas no documento seriam para os seguintes cargos:

– Especialista em previdência social: 48 vagas;

– Analista administrativo: 23 vagas;

– Técnico administrativo: 39 vagas;

– Administrador: 11 vagas;

– Atuário: 7 vagas.




Para concorrer ao cargo de Técnico é preciso possuir ensino médio completo. Já para concorrer aos outros cargos é preciso possuir formação de nível superior em várias áreas do conhecimento, de acordo com o cargo.

Assim que o Ministério do Planejamento autorizar a realização deste concurso, o passo seguinte será a formação de uma comissão que se encarregará dos trâmites legais do concurso, bem como a contratação de uma empresa que se responsabilizará pela organização e execução do certame. Ainda não se sabe precisar se essa empresa será contratada de forma direta ou por meio de processo licitatório. Mas assim que o contrato estiver assinado entre as partes, em questão em poucos dias o edital de abertura do concurso com todas as informações será publicado.

O último concurso público realizado pela Previc aconteceu no ano de 2010. Na ocasião o processo seletivo disponibilizou para a concorrência o total de 100 vagas, também com oportunidades para pessoas com formação de nível médio e nível superior. A empresa contratada para organizar o certame foi a conhecida CESPE/ UnB. As vagas eram para os estados de Minas Gerais e Distrito Federal. Os salários iniciais anunciados no edital de abertura foram nos valores de R$ 4.582,79 a R$ 10.019,20, dependendo do cargo. Os inscritos no processo seletivo tiveram que realizar provas objetivas e também testes discursivos. Além disso, para o cargo de especialista houve análise de títulos.

Para quem ainda não conhece a Previc, ela é uma autarquia que foi criada por meio de uma lei do dia 23 do mês de dezembro do ano de 2009. Com natureza especial, a autarquia possui autonomia própria, tanto administrativa quanto financeira. Além disso, seu patrimônio também é próprio e ela possui vínculos com o Ministério da Previdência Social. Seu foro e sede estão localizados no Distrito Federal.

A Previc possui atividades em todos os estados brasileiros, atuando na promoção de uma fiscalização e também supervisão de atividades que entidades que estejam fechadas de previdência complementar venham a desenvolver. Dentre as suas atribuições está a responsabilidade de executar as políticas do regime de previdência complementar, que geralmente é operado por essas entidades fechadas de PC, as EFPC.

A Previc possui escritórios em diversas localidades do país, sendo eles nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e também no Rio Grande do Sul, o que facilita o desenvolvimento de suas atividades.

Nesse sentido, se você se interessa em realizar este concurso, a recomendação inicial é que você esteja atento a qualquer nova informação sobre a autorização o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, onde o documento que solicita a autorização está passando por análise e em breve deve sair o resultado.

A expectativa de que o certame seja autorizado é grande visto que já se passaram 7 anos desde o último concurso e já existe a necessidade de novos servidores na Previc para que suas atividades não fiquem comprometidas.

Por Sirlene Montes


Leave your comment