Concurso Previsto MPF 2018 – Edital em Breve


  

Certame deverá preencher 842 vagas de emprego para cargos de Nível Médio e Superior de ensino.

Novo edital de concurso está próximo de sua publicação. Trata-se do certame público do MPF, para o qual um projeto de lei foi criado no sentido de abrir 842 postos destinados ao nível médio e nível superior de formação acadêmica.

Este projeto de lei de nº 6006, de 2016, permanece em trâmite pela Câmara dos Deputados, o qual prevê a abertura de 842 vagas, acima citadas, que correspondem à meta deste concurso promovido pelo órgão do Ministério Público Federal. O preenchimento destes postos de trabalho é urgente. Conforme o que está registrado na proposta, todas estas oportunidades serão cargos distribuídos a todas as regiões do país, em três funções distintas no quadro de servidores do órgão.

Deste total de vagas, 501 serão destinadas para a função de Técnico; 207 vagas serão destinadas ao cargo de Analista e as demais 134 ao cargo de Procurador. É importante observar que os dois primeiros cargos citados, ou seja, o de técnico e o de analista, serão preenchidos por meio do concurso público do Ministério Público da União, o MPU, embora, na sequência, terminem sob a responsabilidade de preenchimento de oportunidades no quadro do Ministério Público Federal, o MPF.

Todas as pessoas interessadas em participar deste processo seletivo, no caso, concorrer a um dos postos do setor de Técnico, deverão apresentar diploma nível médio conferido por alguma instituição já reconhecida pelo Ministério da Educação. Com relação ao cargo de Analista, os interessados deverão apresentar diploma de graduação superior em algumas áreas específicas, em conformidade com a especialidade da função.

Os vencimentos estão nos seguintes valores: 6.167,99 reais, no posto de técnico e no valor de 10.119,93 reais no posto de analista. Entretanto, ambos os valores poderão progredir para 7.932,76 reais, no cargo de técnico, e para 11.884,70 reais, no cargo de analista, quando incluídos o valor do auxílio-alimentação, em 884 reais; a assistência pré-escolar no valor de 699 reais e o auxílio-transporte, no valor de 181,77 reais. Os servidores também têm direito ao serviço de assistência médica e odontológica.




Com relação ao cargo de Procurador, o candidato deverá apresentar certificado de curso em nível superior na área de direito, além de comprovar três anos, no mínimo, de atividade no setor jurídico. A remuneração deste cargo chega ao valor de 28.947,55 reais.

De acordo com informações angariadas do último concurso realizado, edital distribuiu vagas para os seguintes Estados: no Acre; em Alagoas; no Amapá; no Amazonas; na Bahia; no Distrito Federal; no Espírito Santo; em Goiás; no Maranhão; no Mato Grosso; em Minas Gerais; no Pará; na Paraíba; em Pernambuco; no Piauí; no Rio de Janeiro; no Rio Grande do Norte; no Rio Grande do Sul; em Rondônia; em São Paulo e no Tocantins.

A urgência das vagas é devida ao alto déficit de servidores. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Transparência, este déficit atual corresponde a, mais ou menos, um número de 1.558 servidores só no Ministério Público Federal, o MPF. Mas, os postos de trabalho, via concurso público, deverão ser preenchidos por meio do Ministério Público da União, o MPU.

Ainda conforme o histórico do último concurso destinado ao provimento de cargos no Ministério Público da União, realizado em 2013, o total de postos ofertados foi de 263. A banca organizadora ficou por conta da Cebraspe, ou Cespe/Unb, a qual ministrou as devidas avaliações, ou seja, o caderno com 120 questões, das quais 50 versaram sobre os conhecimentos básicos e as demais 70 questões versaram sobre os conhecimentos específicos.

Este é um dos concursos mais importantes deste segundo semestre de 2018.

Por Paulo Henrique dos Santos


Leave your comment