Concurso Previsto Bombeiros GO 2018 – Edital em Breve



  

Certame irá ofertar 274 vagas para diversos cargos no Corpo de Bombeiros de Goiás.

No Estado de Goiás mais um concurso público está sendo aberto. Com grandes oportunidades de vagas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, está promovendo um novo processo seletivo público, ofertando em torno de 274 vagas. Estas estão distribuídas em cargos diversos, tais como: 230 vagas destinadas à carreira de Soldado, setor de praças combatentes e setor de músicos; são 20 vagas destinadas ao quadro de Oficiais de Comando, 12 vagas destinadas ao quadro de Oficiais Médicos e 12 vagas reservadas para cargos de Oficiais Odontólogos.

De acordo com informações do mesmo departamento, o concurso está previsto para realização ao longo do primeiro semestre do ano de 2018. Entretanto, ainda não há data específica de publicação do edital deste concurso, porém, o Governo do Estado de Goiás já sancionou oficialmente a organização deste certame.

O anterior processo de seleção para os mesmos cargos, ocorrido no ano de 2016, obteve registro de 16.071 candidatos inscritos. Esse número de concorrentes equivaleu a, mais ou menos, 55 candidatos por vaga ofertada. Entretanto, é bem possível que, em certos casos, a concorrência chegue a ultrapassar essa escala. Em relação ao cargo de cadete, a proporção de entre candidatos e vagas, para participantes do sexo masculino, foi de 118,83. No caso dos candidatos do sexo feminino, a proporção de concorrentes por vaga chegou a 361,5. No que tange ao cargo de Soldado de 3ª Classe, a relação de candidatos por vaga, em se tratando de concorrentes do sexo masculino, foi de 32,84 e para as candidatas mulheres foi de 118,32.

Naquele certame o número de vagas ofertadas foi de 250 para o cargo de Soldado de 3ª classe, e as demais 40 vagas foram destinadas ao cargo de cadete, aluno oficial. A banca organizadora, na ocasião, foi da responsabilidade da FunRio.

Os exames classificatórios e eliminatórios consistiram em prova objetiva e prova discursiva, redação. Além disso, houve teste de aptidão física, realização de avaliação médica e a devida avaliação da vida anterior dos candidatos nomeados, como também investigação social sobre os mesmos.




A organização dos exames classificatórios obedeceu ao seguinte programa de conteúdos: em relação ao cargo de Soldado de 3ª classe, a prova objetiva consistiu em 50 questões versando sobre matéria de Língua Portuguesa; matéria de Realidade Étnica, e Sociologia, História, Geografia, Cultural, Política e Econômica; matéria sobre Noções de Informática; sobre Raciocínio Lógico; sobre Noções de Direito; sobre Legislação aplicada ao CBMGO e em Noções de Ativ. BM.

Com relação ao cargo de Cadete a prova objetiva também foi constituída de 50 questões versando sobre as seguintes matérias: sobre Língua Portuguesa; sobre Realidade Étnica, Sociológica, Histórica Geográfica e Cultural, Política e Econômica; sobre Noções de Informática; sobre Raciocínio Lógico; sobre Física e Matemática; sobre Química; questões sobre Noções de Direito; sobre Legislação Aplicada e sobre Noções de Ativ.

A condição necessária para ser possível concorrer ao cargo de Soldado está em possuir graduação em curso superior, em qualquer disciplina. Para o cargo de Oficial é exigido dos candidatos nível superior em diversas disciplinas ou em disciplinas específicas, que formam um diferencial.

Outras condições necessárias são: pessoas com no mínimo dezoito anos e no máximo 30, completados até o prazo final das inscrições, no caso, para o cargo de Soldado. Para o cargo de Oficial serão aceitos candidatos com até 32 anos. Os mesmos precisam ter estatura mínima de 1,65m, em caso de o candidato ser do sexo masculino, e 1,60m, no mínimo, para as candidatas do sexo feminino.

As remunerações para ambas as carreiras são atraentes, sendo 1,5 mil reais para o primeiro cargo ofertado e 5.401,43 reais de remuneração em relação ao cargo de cadete. É importante saber que esses salários aumentam com o progresso das carreiras.

Por Paulo Henrique dos Santos


Leave your comment