Concurso PM MA 2018 – Vagas, Inscrições


  

Certame oferta 1.214 vagas para cargos de Soldado e 1º Tenente.

Os concursos públicos estão cada vez mais comuns por todo o território nacional. Entre os mais recentes processos seletivos divulgados, está o concurso da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Concurso PM-MA, publicado na página de internet da banca organizadora, o Cebraspe, anteriormente intitulado Cespe.

O edital do certame público da PM-MA, que abre esta seleção, está disponibilizando em torno de 1.214 vagas, das quais 1.171 se destinam à função de Soldado, sendo que 43 lugares do total das vagas restantes estão destinados ao preenchimento do cargo de 1ª Tenente no quadro de Oficiais da Saúde do órgão. Este concurso abre excelentes oportunidades de carreiras.

Portanto, a responsabilidade sobre a programação do processo de seleção está por conta do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe. O prazo de inscrições se estenderá por um período de um mês, ou seja, a partir das 10 horas, no dia 16 de outubro de 2017 até às 18h no dia 16 de novembro de 2017, conforme o horário oficial da Capital Federal, Brasília, que pode ser consultado por meio de seu site oficial.

O valor da taxa de inscrição foi estabelecido de acordo com os dois níveis de escolaridade, em R$ 150 para candidatos com nível superior e R$ 100 para os candidatos com nível médio. O pagamento precisa ser realizado, no máximo, até o final do dia 15 de dezembro de 2017.

As exigências essenciais para participação neste concurso da PM MA são: apresentação do diploma ou do certificado, corretamente registrado, da conclusão de curso em Nível Médio, conferido por alguma instituição de ensino devidamente aprovada pela Secretaria da Educação do Estado do Maranhão, e também pelos demais Estados brasileiros.




Os interessados necessitam ter 18 anos completos, idade mínima exigida para a data de posse; em relação aos candidatos com nível superior de escolaridade a idade máxima exigida é de 35 anos completos, no dia da inscrição. No caso dos candidatos com nível médio concluído, a idade máxima é de 30 anos completos no dia da inscrição, sendo que a altura mínima exigida, que torna apto para o exercício do cargo, é de 1,65 para os homens e 1,60 para as mulheres, como também possuir Carteia de Habilitação Nacional da série “A” ou “B”.

Os vencimentos iniciais estão no valor de quatro e seis mil reais.

As responsabilidades legalmente atribuídas ao Soldado Militar pertencente à Polícia Militar do Estado do Maranhão são: a execução imediata de todas as ações e das operações propriamente Policiais Militares, consolidando, assim, a função principal da Polícia Militar, portanto, a atividade imprescindível do Policiamento Ostensivo Geral, obrigatoriamente fardado, como também o trabalho de Preservação da Ordem Pública, por meio da utilização preventiva ou mesmo repressiva da força, cuja finalidade precípua é proteger e manter a integridade física dos cidadãos e do patrimônio público ou do patrimônio privado, contra todo tipo ato criminoso ou delituoso. Os contratados trabalharão sob o Regime Jurídico Estatutário, com uma jornada de trabalho de forma integral.

A grade de matérias e conteúdos cobrados, assim como os exames classificatórios e eliminatórios, está organizada conforme segue: toda a parte objetiva da prova foi elaborada de modo a conter 60 questões de múltipla escolha. Em se tratando do teste para o cargo de soldado, as matérias estão divididas em: 20 questões sobre a língua portuguesa; 10 questões sobre raciocínio lógico e quantitativo; 10 questões sobre noções e conhecimentos em informática e finalizando com 20 questões sobre conhecimentos específicos da área legal, os quais abrangem a História do Brasil e História do Estado do Maranhão, além de estudo sobre a geografia do Brasil e a geografia do Estado do Maranhão.

A data oficial dos exames está programada para acontecer no dia 21 de janeiro de 2018. Vale a pena tentar.

Por Paulo Henrique dos Santos


Deixe seu comentário