Concurso para Delegado da Polícia Civil de MG 2018


  

Seleção oferece 76 vagas com salários de até R$ 11 mil.

Em todo o estado de Minas Gerais estão abertas inscrições para o concurso para delegado da Polícia Civil de Minas. Ao todo, o processo de seleção tem como objetivo preencher 76 vagas. Os candidatos que forem aprovados vão atuar nas delegacias que ficam nas regionais de cidades do interior do estado.

Para se candidatar a uma das vagas é preciso ter curso superior em direito. O cargo de delegado tem remuneração inicial no valor de R$ 11.475,57. A jornada de trabalho tem duração de 40 horas semanais. Há reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência.

As inscrições que foram abertas no dia 16 de abril, vão até o dia 15 de maio, às 23horas. Para se inscrever é preciso acessar o site da Fundação Mariana Resende Costa, a Fumarc, no seguinte endereço eletrônico: www.fumarc.com.br. Para fazer a inscrição o valor da taxa a ser paga é de R$ 212. Todo o processo deve ser feito pela internet.

Requisitos para o cargo

Para assumir o cargo é preciso ser aprovado e classificado, em ordem decrescente da pontuação. E dessa forma nomeado da forma que está estabelecida no edital.

O candidato precisa ter idade mínima de 18 anos, que devem ser completados no máximo até a data da posse. Para assumir o cargo, o candidato precisa ser brasileiro naturalizado ou nato, que é requisito da legislação atual.

É importante destacar ainda que o candidato precisa estar em dia com todas as obrigações eleitorais. Se for do sexo masculino, o candidato também tem que estar em dia com as obrigações militares.

Ser formado em direito é requisito que precisa ser comprovado por meio da entrega de cópia autenticada do diploma ou da certidão de conclusão do curso, que é expedida pela Instituição de Ensino que seja reconhecida pelo Ministério da Educação. Essa apresentação precisa ser feita na data da posse

Etapas do concurso:




O concurso da Polícia Civil de Minas Gerais será dividido em sete etapas. A primeira já tem data marcada: o dia 17 e junho, em Belo Horizonte. Nessa fase todos os candidatos participam da prova objetiva, que terá 70 questões fechadas de múltipla escolha. A prova terá duração de quatro horas e meia. No exame serão abordados conteúdos de medicina legal, criminologia, conhecimentos em direito administrativo, além de direitos humanos, direito civil, penal, constitucional e também processual penal.

Já as fases seguintes incluem prova dissertativa e prova oral. A prova dissertativa será aplicada no dia 12 de agosto e a prova oral tem data prevista para o dia 2 de outubro. O candidato vai se submeter ainda à avaliação psicológica, análise de títulos, exames biofísicos e biomédicos e investigação social, com datas ainda a serem definidas.

No edital é informado que o concurso da polícia civil terá validade de dois anos. A validade poderá ser prorrogada por mais dois anos.

Outras informações e o edital completo podem ser acessadas no site da empresa organizadora do certame: www.fumarc.com.br.

Saiba quais são as atribuições do delegado

O delegado tem o dever de presidir a investigação dos crimes com imparcialidade e isenção, requisitar exames periciais, além do cadastro de dados e documentos, além da colheita de provas e outras ações que tornem adequados os processos de apuração da infração penal.

O delegado também poderá dirigir todos os serviços da área de trânsito e ainda a identificação criminal e civil dentro do estado de Minas Gerais.

Último Concurso realizado pela Polícia Civil MG

O último concurso que foi realizado pela Polícia Civil de Minas Gerais para o cargo de delegado foi realizado no ano de 2011. Na época foram abertas 205 vagas para o cargo de escrivão e outras 144 para o cargo de delegado.

Flaviane Oliveira


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