Concurso para Auditor Fiscal de São Luís MA 2018


  

Oportunidades são para nível superior e os salários podem chegar a R$ 9 mil.

No extremo noroeste da Região Nordeste do Brasil, mais um certame público está em processo de preparação. Trata-se de novo processo seletivo a ser promovido pela Prefeitura Municipal de São Luís, a capital do Estado do Maranhão. Neste caso, será ofertado o total de dez postos de trabalho para o cargo de auditor fiscal de tributos I. Este concurso será destinado a profissionais que tenham qualificação superior e experiência.

O mesmo órgão já está em processo de definição, por meio da chamada dispensa de licitação, no Estado, no sentido de determinar qual será a empresa encarregada da responsabilidade na elaboração, na organização e na execução de todas as demais etapas que configuram o itinerário do futuro certame público. A banca organizadora.

Desta totalidade de vagas em aberto, para o processo de seleção da Prefeitura do município de São Luís, oito estarão reservadas para um setor de abrangência geral e mais duas se destinarão ao setor de tecnologia da informação do órgão. Portanto, os cargos a serem preenchidos necessitam de profissionais idôneos, capacitados a gerenciar processos muito complexos.

Neste caso, a condição necessária que torna apto o candidato à concorrência, para o futuro certame, é a posse de diploma de graduação em curso superior. A remuneração inicial para os postos ofertados chega ao valor de 9.000 reais, abrangendo também o chamado vencimento base e mais 100% no provimento de gratificações pela produtividade fiscal nos departamentos.

Com relação às atribuições do cargo a ser disputado, segue a relação abaixo:




Trabalhar na função de auditor fiscal e de tributos municipais, realizando fiscalização, lançando e constituindo os demais créditos tributários; atuar em procedimentos que cumpram com a sua revisão de ofício; atuar sobre as devidas homologações aplicando as necessárias penalidades previstas na atual legislação e saber proceder nas revisões de diversas declarações efetuadas pelos próprios sujeitos passivos; atuar no controle, na execução e no aperfeiçoamento de determinados procedimentos da auditoria, atuar na diligência, no sentido de promover a verificação do efetivo no cumprimento das demais obrigações tributárias em relação aos sujeitos passivos; atuar de modo a supervisionar todo o compartilhamento dos cadastros e das informações fiscais, que são partes integrantes do processo, por meio das demais administrações tributárias pertencentes à União, aos Estados e a todos os Municípios elencados na medida em que seja definida por lei ou em convênio a necessidade de ações nesse sentido; atuar no planejamento, na coordenação, no supervisionar e no exercício, observadas a devida competência específica dos demais outros órgãos envolvidos, atuar nas atividades que visam à repressão aos atos de sonegação fiscal, aos atos de ocultação dos bens, dos direitos e dos valores, entre outras funções.

O histórico registrado sobre o processo seletivo anterior, para cargos na mesma função, ou seja, o último processo de seleção destinado a prover postos de trabalho no setor de auditor fiscal de tributos, na Prefeitura do município de São Luís, foi realizado há mais de duas décadas, o que deixa claro a urgência de uma renovação. No ano de 2015 foi publicado um edital que abria a oferta de nove oportunidades destinadas a preencher vagas no posto de auditor de controle interno, no mesmo órgão.

Este novo concurso está fase de elaboração e em breve será publicado em forma de edital, para que o público interessado possa concorrer.

Vale a pena esperar e manter-se atualizado, já que se trata de cargo muito bem remunerado, com estabilidade e diversos benefícios, porém, será necessário demonstrar muita qualificação e formação superior.

Paulo Henrique dos Santos


Deixe seu comentário