Concurso Bombeiros MS 2018 – Vagas



  

Certame irá ofertar 200 vagas distribuídas entre diversos cargos.

De tempos em tempos as unidades do Corpo de Bombeiros realizam concursos públicos para a contratação de novos oficiais. E dessa vez a repartição que vai realizar um certame é a do estado do Mato Grosso do Sul. Há algum tempo já se tinha rumores de que a corporação localizada na região do centro-oeste brasileira iria realizar um novo processo admissional. E no final do início do mês de dezembro do ano passado a informação foi confirmada. Um dado já informado é que vão ser oferecidas 200 vagas. Confira as demais informações abaixo.

Sobre os primeiros pontos a respeito deste certame

Como já se passaram alguns meses desde a confirmação do concurso, alguns pontos já foram confirmados. O primeiro, por exemplo, é que o edital vai ser divulgado no mês de março. Além disso, como reportado acima vão ser disponibilizadas 200 vagas. Com isso, está quase certo que estas oportunidades devem ser divididas da seguinte maneira:

12 vagas para Oficial Especialista.

12 vagas para Oficial de Saúde.

23 vagas para Oficial Combatente.

153 vagas para Soldados.

Ainda não se tem informações sobre qual o nível de escolaridade necessário que os candidatos precisam ter para concorrer a um dos cargos citados acima. A confirmação deste dado como também o valor do salário; validade do vínculo empregatício; carga horária semanal; os benefícios serão divulgados com a publicação do edital.

O Corpo de Bombeiros/MS ainda está avaliando qual banca vai ser responsável pela organização do processo seletivo. Nos próximos dias, o órgão deve informar qual a instituição escolhida. Com isso, se torna mais ágil a publicação do edital.

Requisitos necessários para concorrer a uma das funções

Todas as pessoas que conhecem um pouco do mundo dos concursos públicos sabem que corporações como a do Corpo de Bombeiros; Polícia; Exército; Marinha; Aeronáutica e outras divisões estabelecem uma série de condições que os interessados precisam atender para pleitear uma das vagas. Para o certame CB/MS os interessados precisam cumprir os seguintes requisitos:

– Ter uma faixa etária de no mínimo 18 anos e no máximo 24 anos.

– Em seus documentos ser declarado brasileiro.




– Ter uma estatura mínima de 1,60m (candidatas mulheres) e 1,65m (candidatos homens).

– Passar em todas as etapas das avaliações médicas.

– Por fim, estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares, neste último caso apenas para os candidatos do sexo masculino, dentre outras condições.

Formas de avaliação dos candidatos

Além de serem avaliados por meio dos requisitos citados acima, os interessados também vão precisar realizar uma avaliação objetiva. A probabilidade é que o exame seja montado contendo as seguintes matérias: atualidades nacionais; informática; matemática e língua portuguesa. Não se sabe quantas questões vão ser ao todo e nem quantas perguntas para cada temática. A expectativa é que neste concurso não se tenha questões discursivas, ou seja, perguntas abertas em que o candidato precisa redigir em até um determinado número de linhas a sua resposta.

Sobre a última prova do CB/MS

A última vez que o Corpo de Bombeiros do estado do Mato Grosso do Sul realizou um concurso público foi há cinco anos. Na ocasião, mais precisamente no ano de 2013, os inscritos tiveram que fazer um teste objetivo que continha um total de 80 questões. A prova foi dividida da seguinte forma:

15 perguntas sobre atualidades nacionais;

20 perguntas sobre conhecimentos sobre informática;

20 perguntas sobre matemática;

25 perguntas sobre língua portuguesa.

Cada pergunta tinha cinco alternativas e apenas uma estava correta. Os candidatos tiveram até quatro horas para realizar a prova e responder ao gabarito. Em 2013, ao todo foram contratadas cerca de 150 novos oficiais. Para saber todas as novidades deste concurso acesse o seguinte link: http://www.bombeiros.ms.gov.br.

Por Isabela Castro


Leave your comment