Concurso Abin 2018 – Banca foi Definida



  

Cebraspe será a banca organizadora do concurso da Abin em 2018.

Se você tem interesse em trabalhar na Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), saiba que o órgão anunciou qual será a banca responsável pela organização do seu próximo certame e recentemente assinou contrato com a instituição. Assim, o lançamento do edital pode ocorrer ainda em 2017. Confira mais informações sobre o concurso da ABIN a seguir.

CEBRASPE contratado e contrato assinado

A Agência fechou contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), instituição que já foi conhecida como Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE UnB), para realizar o seu próximo concurso público.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o CEBRASPE já recebeu da ABIN todos os detalhes pertinentes ao processo seletivo. Assim, os preparativos devem avançar durante essa semana. Com isso, há previsão de publicação do edital do concurso ainda para o mês de dezembro.

A ABIN já informou que está dedicada a cumprir com os prazos estipulados, mas lembra que pode haver atrasos e ou imprevistos. Segundo a portaria que autorizou a realização do certame, a data limite para divulgação do edital é no dia 17 de janeiro de 2018 (quarta-feira).

As datas de aplicação de provas serão conhecidas quando o edital for publicado.

Quais serão as chances oferecidas?

A ABIN prevê contratar 300 profissionais, tanto para nível médio, como para superior. Os cargos disponíveis para quem tiver graduação completa são: oficial técnico de inteligência (60) e oficial de inteligência (220). Já para que possuir escolaridade de nível médio a função ofertada será para agente de inteligência (20).

A remuneração para os iniciantes na carreira varia entre R$ 6.147,22 e R$ 15.461,80.




As especialidades disponíveis para provimento ainda serão divulgadas quando o edital for publicado.

Último concurso

O último certame da agência de inteligência ocorreu no ano de 2010. Naquela oportunidade, a empresa responsável por organizar o concurso público foi o CESPE/UnB. No total, 80 vagas foram anunciadas, das quais 30 eram para a função de agente técnico e 50 para oficial técnico. As especialidades disponíveis para o primeiro cargo eram as seguintes: eletrônica, edificações, administração, contabilidade e tecnologia da informação. Já para oficial, as áreas oferecidas foram: administração, psicologia, engenharia civil, ciências contábeis, desenvolvimento e manutenção de sistemas, planejamento estratégico, arquivologia, jornalismo, arquitetura, estatística, suporte à rede de dados, serviço social, engenharia elétrica, educação física, pedagogia, direito e publicidade e propaganda. Houve mais de 49 mil inscritos para o concurso da ABIN em 2010.

Mais detalhes

A autorização para realizar o certame da ABIN foi solicitada em 2016. Mesmo tendo o pedido negado, a agência insistiu e enviou nova requisição ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) para provimento de cargos. A autorização foi concedida no mês de julho pelo ministério.

Por dispensa de licitação, o CEBRASPE foi escolhido para organizar o certame no mês de novembro. Em dezembro, o contrato foi assinado entre a empresa e a agência.

Sobre a Agência Brasileira de Inteligência

A Abin trata-se de um órgão vinculado à Presidência da República, especificamente ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência. Como objetivo principal, a agência deve proporcionar segurança à sociedade brasileira, garantir o serviço de inteligência, contribuir para a defesa nacional ante possíveis ameaças externas e oferecer informações estratégicas, sobre desenvolvimento científico-tecnológico, relações exteriores, desenvolvimento socioeconômico e segurança interna ao Poder Executivo Federal.

Inicie sua preparação

Para garantir sua vaga, você deve iniciar os estudos antes do lançamento do edital. Assim, você pode obter destaque diante os demais concorrentes.

Uma dica é tomar como base o último edital. Assim, quando o documento do atual concurso for lançado, você pode reorganizar sua programação com as novas matérias, caso haja, e fazer exercícios para revisar o conteúdo.

Por Melisse V.


Leave your comment