Vunesp – Perfil da Banca e Estilo das Provas


  

A dica principal, independente da modalidade do processo seletivo, é realizar o maior número de questões de provas anteriores da banca.

Todo concurseiro sabe que um dos diferenciais para se ter sucesso em qualquer processo seletivo, é ter o máximo de informações sobre a banca examinadora responsável pelo certame.

Este artigo te dará informações valiosas a respeito da banca Vunesp. Conheça esta banca e sinta-se mais preparado para concorrer aos seus certames.

Sobre a Vunesp

Como toda boa organizadora de concursos, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, Vunesp, está associada a uma importante instituição de ensino: a UNESP.

A Fundação foi criada em 1979 pelo Conselho de Vestibular dessa universidade e é uma entidade sem fins lucrativos.

A Vunesp tem como principal atribuição realizar o vestibular da Universidade Estadual Paulista e monitorar suas informações técnicas. Ao longo dos anos passou a organizar vestibulares e concursos para outras instituições dos setores privado e público em todo estado de São Paulo e também em outros estados brasileiros.

Concursos organizados pela Vunesp

Percebemos a expressividade de uma banca pela quantidade e importância dos concursos que estão sob sua responsabilidade. Desde a sua fundação, a Vunesp já integrou 2.600 processos seletivos com o total de 46.000 inscritos.

Entre as principais instituições atendidas pela banca, figuram entidades relacionadas ao Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto em nível federal, estadual e municipal.

Empresas dos setores privado e público também confiam a esta banca a seleção de seus funcionários e servidores. Nomes de alta relevância como:

  • Ministério Público do Estado de São Paulo
  • Ministério Público do Estado do Espírito Santo
  • Detran-SP
  • Polícia Civil do Estado do Ceará
  • Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
  • Tribunal de Justiça de São Paulo
  • Prefeitura de São Carlos
  • Academia da Polícia Militar de Barro Branco
  • Prefeitura de Sorocaba
  • Fapesp
  • Fundação Casa, entre outros.

Realiza, igualmente, vestibulares de diversas universidades como o da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Federal do ABC e Universidade Federal de São Paulo, apenas para citar alguns.

Agora que já observamos o grau de importância da Vunesp, vamos entender como funciona sua metodologia.

Como são as provas da Vunesp

Como originalmente a Vunesp teve por objetivo primordial gerir os vestibulares da Unesp, o padrão das provas segue o modelo de múltipla escolha com cinco opções em que você terá que marcar uma alternativa correta ou a incorreta.

Leia atentamente o conteúdo programático contido no edital, pois a banca cobrará boa parte dele.




Em linhas gerais a prova objetiva contempla questões de:

Língua Portuguesa – A característica principal desta prova são seus longos textos. Fique atento a compreensão desses textos, às regras gramaticais a concordância verbal e nominal. Saiba identificar diferentes tipos de textos e como interpretá-los, uma vez que a banca traz charges, notícias de jornais e revistas.

Matemática – Considerada por muitos como verdadeiro bicho papão, as questões de matemática da Vunesp são difíceis, porém não inacessíveis, portanto dedique-se bastante na resolução de provas já aplicadas pela banca.

Direito – A Vunesp cobra a letra da lei, então se você souber o texto de lei, conhecendo bem a legislação, não terá dificuldade alguma nessa matéria.

Informática – As questões de informática são bastante acessíveis e de fácil resolução.

Atualidades – Podem aparecer questões de atualidades referentes a disciplinas de Humanas (História, Geografia).

Dicas e pegadinhas

A dica principal para qualquer concurseiro, independente da modalidade do processo seletivo, é realizar o maior número de questões de provas anteriores da banca.

Ler com calma o edital e ficar atento ao que ele requer também é essencial.

Em questões de múltipla escolha estamos acostumados a marcar a questão correta. Cuidado! A Vunesp, por vezes, pede para marcar a questão incorreta. Esse tipo de questão, geralmente aparece no meio da prova, ou seja, você pode estar sendo levado a marcar a questão correta apenas pelo hábito.

Atenção para as situações hipotéticas apresentadas. Leia bem o enunciado e tenha em mente a interpretação correta do texto para ter êxito neste tipo de questão.

Agora que você conhece um pouco mais a banca Fundação Vunesp, é só estudar e ter sucesso em seus concursos.

Mais informações: www.vunesp.com.br.

Por Fabíola de Moraes


Deixe seu comentário