Polícia Federal pretende realizar Novo Concurso em 2018


  

Certame poderá oferecer 1.758 vagas em cargos de escrivão, agente, delegado e perito.

Quem já está se preparando para realizar o concurso público da Polícia Federal, as notícias que chegam são favoráveis. É que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o MPOG, já recebeu o pedido para a liberação de verbas para a sua realização.

De acordo com as primeiras informações, a previsão é de que sejam disponibilizadas para o concurso o equivalente a 1.758 oportunidades. Desse total, 600 vagas são destinadas ao cargo de escrivão, 600 para o cargo de agente, 491 para o cargo de delegado e 67 para o cargo de perito.

Ao que tudo indica o que falta para que os editais de abertura sejam publicados é realmente a liberação da verba por parte do MPOG.

Na realidade o pedido foi enviado ao Ministério Público no mês de junho do ano passado e somente no dia 19 do mês de maio que voltou a tramitar, sendo reenviado a diversos setores do Ministério.

Desde o ano de 2014, a partir de um decreto, a Polícia Federal não depende mais de autorização para a realização de novos concursos, podendo estipular o número de vagas. A Polícia Federal depende apenas do Ministério Público para autorização da verba para a realização e novos concursos.

Nesse sentido, é permitido por lei que a PF abra novos concurso públicos, sempre que existir a necessidade de novos efetivos em seu quadro de servidores.




Dentre as vagas ofertadas há oportunidades para pessoas com formação de nível superior.

Coma realização do concurso público os aprovados devem ser lotados geralmente em áreas fronteiriças e nos estados do Amapá, Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Mato Grosso do Sul, mas também pode haver necessidade em outros estados brasileiros.

As provas devem ser aplicadas na maioria das capitais. Por sua vez os exames orais devem acontecer em Brasília.

Para quem possui interesse em fazer parte da corporação da Polícia Federal, há uma novidade neste ano que é um tanto animadora. É que no final do ano passado o Presidente Temer sancionou uma lei que reajusta os salários da categoria, uma valorização profissional mais que necessária e merecida.

Agora resta aguardar por novas notícias e já começar a preparação para a realização das provas, pois ao que tudo indica, em 2018 o concurso deve ser realizado.

Por Sirlene Montes


Deixe seu comentário