Novo Concurso do MAPA – Pedido já foi Enviado ao MPOG


  

Seleção deverá ofertar cerca de 1.000 vagas.

Quem estuda para ser aprovado em concurso público pode conferir aqui uma boa notícia. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) solicitou recentemente ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) a autorização para realizar seu próximo concurso público.

Caso o pedido seja concedido, o certame poderá ser realizado em 2018.

O MAPA fez o requerimento para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário, que atua no controle sanitário de carnes, na inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, na fiscalização do registro genealógico dos animais doméstico, na fiscalização e inspeção da produção e do comércio de sementes e mudas e da produção e comércio de fertilizantes. A remuneração para os iniciantes na carreira é de R$ 14.584.

Pode concorrer quem tiver formação de nível superior. O objetivo é suprir a defasagem de pessoal. Mas a prioridade máxima é para reforçar o controle de carnes exportadas.

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) alega que a necessidade é superior a 1000 vagas e faz um pleito para que sejam abertas 1.600 chances no concurso.

O último certame do ministério ocorreu em 2014. Na ocasião, foram oferecidas 796 chances para profissionais de várias escolaridades, sendo 277 para superior, 239 para técnico, 210 para médio e 70 para fundamental.




Para quem tinha graduação, as áreas de formação que concorreram foram: Química, Veterinária, Zootecnia, Farmácia e Agronomia. Houve vagas para vários postos de trabalho. A banca responsável pela organização do processo seletivo foi a Consulplan.

Os concorrentes responderam a 50 quesitos da prova objetiva. As disciplinas cobradas foram: raciocínio lógico, português, informática, conhecimentos gerais e específicos. Além disso, houve avaliação discursiva.

O regime de contratação é estatutário, que pode oferecer estabilidade. A jornada de trabalho corresponde a 40 horas na semana. Para os cargos de nível superior ainda houve prova de títulos.

O PIB do agronegócio no Brasil cresceu 242% entre os anos 2002 e 2016. Contudo, o quadro de servidores que ocupam o cargo de auditor permanece quase que sem alteração. Segundo o sindicato, 60% da força ativa já preenche os requisitos para aposentadoria.

Se você quer conquistar sua provação, inicie sua preparação já.

Melisse V.


Deixe seu comentário