Instituto Brasileiro de Museus prepara novo concurso público com 306 vagas.

O pedido de realização de concurso do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) foi feito com o intuito de selecionar indivíduos para as carreiras que exigem os níveis superior e médio de ensino.

O Instituto Brasileiro de Museus está aguardando a autorização do MPDG (Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, para que possa ser aberto o concurso, o qual contará com 306 vagas para níveis de escolaridade médio e superior.

Conforme a assessoria de imprensa do IBRAM, as oportunidades que já foram solicitadas ao MPDG são para as seguintes carreiras, com o respectivo número de vagas a serem disponibilizadas:

  • Assistente técnico: 82 vagas (exige nível médio completo)

  • Técnico em assuntos educacionais: 10 vagas (exige nível superior completo)

  • Técnico em assuntos culturais: 116 vagas (exige nível superior completo)

  • Analista: 98 vagas (exige nível superior completo)

Último concurso realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus

Para que se possa traçar uma linha, mesmo que bastante parcial entre o último concurso realizado pelo IBRAM e as possibilidades as quais deverão ser apresentadas no próximo, é possível verificar algumas informações sobre o concurso anterior, que conforme algumas fontes, não deverá diferenciar muito do novo certame.

O último concurso do IBRAM foi realizado no ano de 2010 e foi organizado pela Funcab. O edital anterior disponibilizou 294 ofertas de cargos, os quais foram distribuídos entre: técnico em assuntos educacionais, assistente técnico I, técnico em assuntos culturais e também analista. A remuneração máxima que foi ofertada foi de R$3.012,82.




No concurso de 2010 a lotação das vagas ocorreu nos estados de: Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, São Paulo, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco e Santa Catarina.

Para a seleção foi feita uma prova objetiva para todos os participantes, além de avaliação discursiva e também análise de títulos, considerando-se as vagas para nível superior.

A prova objetiva do certame anterior foi composta por questões de língua portuguesa, conhecimentos gerais, noções de informática e conhecimentos específicos. Sendo que os exames para analista e técnico também tiveram questões de língua estrangeira, sendo espanhol ou inglês.

Na época, a validade do concurso ficou estipulada até o ano de 2014, para os cargos de nível médio. Já para os cargos de nível superior o prazo expirou em 16 de junho do mesmo ano em questão.

Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)

O IBRAM foi criado no ano de 2009, pelo então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, por intermédio da lei nº 11.906. O órgão veio a suceder o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), principalmente no que se refere a deveres, direitos e obrigações de museus federais.

O Instituto Brasileiro de Museus é diretamente responsável pela manutenção da PNM (Política Nacional de Museus), bem como a melhoria dos serviços do setor. O IBRAM foi o responsável pelo aumento da visitação e por consequência arrecadação dos museus, também pelo fomento de políticas diversas no que tange aquisição e também preservação de acervos, além da criação de ações integralizadas entre os museus no território nacional. Hoje o IBRAM tem sob sua administração de forma direta 30 museus.

Oportunidade de carreira

Em um momento nacional delicado em relação a postos de trabalho, com altos índices de desemprego, chegando a patamares recordes dos últimos anos, uma oportunidade de carreira através de concurso público é sempre interessante. Portanto, a notícia é boa para os concurseiros de todos o Brasil, bem como para todos aqueles que buscam uma colocação ou recolocação no concorrido mercado de trabalho.

Para acompanhar mais notícias sobre o concurso, o interessado poderá acessar o Portal do Instituto Brasileiro de Museus, no seguinte link http://www.museus.gov.br/.

Boa Sorte!

Por Silvano Andriotti


Deixe seu comentário