Novo Concurso da Polícia Civil PI – Edital em Breve


  

Oportunidades são para os cargos de Policial Civil (120 vagas), Perito (40 vagas), Delegado (20 vagas) e Escrivão (10 vagas).

Nesta segunda-feira, 03 de julho, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), autorizou oficialmente a realização do concurso público destinado à reposição de funcionários no quadro da Polícia Civil do Estado do Piauí. O certame em questão tem como principal objetivo o preenchimento de 190 vagas. O anúncio oficial foi emitido após reunião do governador com o secretário de governo, Merlong Solano, o secretário de segurança, Fábio Abreu, e o delegado geral, Riedel Batista.

Segundo o secretário de governo, Merlong Solano, esse concurso é uma questão chave para a segurança do estado do Piauí. No entanto, é importante destacar que apenas metade das 190 vagas será destinada ao preenchimento imediato. Com isso, 95 vagas serão para formação de cadastro de reserva. O secretário ainda destacou que as vagas foram distribuídas entre os seguintes cargos: Policial Civil (120 vagas), Perito (40 vagas), Delegado (20 vagas) e Escrivão (10 vagas).

Uma das questões centrais que levaram a confirmação deste concurso foi a quantidade de vagas abertas neste setor bastante importante da segurança pública do Piauí. Apesar de não confirmar o número de concursados que estão deixando a Polícia Civil, o governo reconhece que há uma rotatividade natural neste setor. Segundo Merlong Solano, muitos agentes acabam prestando concursos em outras áreas, sendo que também deve ser levado em consideração os muitos policiais civis que estão se aposentando. Com isso, repor o quadro de funcionários da instituição é uma das prioridades do governo.




O último concurso da Polícia Civil do Piauí foi realizado em 2014, através do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe). Na ocasião foram ofertadas 40 vagas no total, sendo 20 para Delegado e 20 para Escrivão. A remuneração inicial era de R$ 3.194,35, referente ao cargo de Escrivão, e R$ 10.914,54 para o cargo de Delegado.

O processo seletivo do certame em questão foi composto de prova objetiva, exames de saúde e psicológico, teste de aptidão física, investigação social e, por fim, curso de formação específico.

Visando equilibrar o quadro de funcionários da Polícia Civil do Piauí, o governador também autorizou a chamada de policiais civis e agentes penitenciários aposentados para que os mesmos atuarem em áreas administrativas nas Secretarias de Justiça e Segurança.

Por Bruno Henrique


Deixe seu comentário