Concurso Sejuc-RN 2018 – Edital em Breve


  

Novo Concurso terá 300 vagas para o cargo de Agente Penitenciário. Em breve o Edital de abertura será publicado.

Se você reside no estado do Rio Grande do Norte e está na expectativa de novas informações sobre um possível concurso público para o cargo de Agente Penitenciário do Estado, as notícias que chegam são bastante animadoras. Conforme as primeiras informações do órgão, o concurso público está em fase de elaboração e em breve o edital de abertura deve ser publicado com a oferta de 300 vagas.

Embora o concurso público para o cargo de Agente Penitenciário ainda esteja em fase de elaboração, já se sabe que dentre o total de 300 vagas, sendo que deste total haverá vagas para mulheres, pessoas com deficiências e homens.

Como os preparativos para o novo concurso estão em fase de elaboração, ainda não foi divulgado o período para a realização das inscrições nem o dia de realização das provas. Contudo, assim que tudo estiver pronto um edital de abertura com todas as informações sobre o concurso deve ser oficialmente publicado.

Como já foi informado o número de vagas e os cargos que serão disponibilizados no concurso Sejuc-RN, já se pode afirmar as seguintes informações:

– Pré-requisitos:

– Formação de nível superior em qualquer área do conhecimento;

– Nacionalidade brasileira ou nacionalidade portuguesa;

– Idade entre 18 e 45 anos;

– Carteira Nacional de Habilitação de categoria B.

Etapas do Concurso Público de Agente Penitenciário – RN:

O Ingresso nessa carreira ocorrerá no Nível I, que é codificado de AP-01, depois de o candidato ser aprovado em concurso público, por meio de realização e provas ou por análise de títulos. O processo de seleção se dará da seguinte forma:




1- Realização de prova escrita de múltipla escolha que é uma fase classificatória e eliminatória, que geralmente é realizada nas cidades de Natal e Mossoró; O candidato para ser aprovado nesta fase precisar acertar até 50% da prova;

2- Testes de aptidão física: também de caráter eliminatório. Deve ser realizado na cidade de Natal.

3- Testes psicológicos: esta fase também é eliminatória e o candidato é avaliado por profissionais da área de psicologia que consideram os critérios que foram definidos no Edital.

4- Exame Toxicológico: também de caráter eliminatório esse exame é utilizado para a detecção de uso de alguma substancia entorpecente que cause dependência química ou psíquica.

5- Investigação Social: também de caráter eliminatório, esta fase é para a realização da verificação de idoneidade moral necessária para o exercício da função de cargo público.

6- Curso de Agente Penitenciário: última fase do concurso, esta serve para preparar o selecionado para exercer o cargo de agente penitenciário. Deve ser realizado pela Escola Penitenciária do Estado do Rio Grande do Norte. Esse curso é uma exigência da Lei e também possui o caráter eliminatório.

Os candidatos podem começar a se preparar para a realização da prova. Para isto basta acessar editais de concursos passados e verificar os conteúdos pragmáticos que geralmente são cobrados na prova.

Embora, recentemente já tenha ocorrido um concurso público para o cargo de Agente Penitenciário, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, com a missão de contribuir para a promoção da Segurança Civil de toda a sociedade, desenvolvendo políticas públicas que possam ser aplicadas e voltadas para a questão dos Direitos Humanos, em todas as áreas e também no sistema prisional, que recebe milhares de pessoas que devem ter todos os seus direitos garantidos, inclusive de estarem seguros enquanto sejam detentos de penitenciárias do estado.

Nesse sentido, se você já está se preparando para realizar o concurso para o cargo de Agente Penitenciário do estado do Rio Grande do Norte fique atento às novas informações sobre o novo certame. Para isso acesse o site oficial da Sejuc em www.sejuc.rn.gov.br.

Por Sirlene Montes


Deixe seu comentário