Concurso SEC BA 2018 Autorizado


  

Certame terá 3.460 vagas ofertadas que serão distribuídas em mais de 300 cidades da Bahia.

Há algum tempo, os meios de comunicação da Bahia, tinham levantado rumores de que a Secretaria de Educação do Estado tinha a pretensão de realizar um concurso público para o ano de 2017 ou para 2018, para a contratação de profissionais na área da educação.

Em agosto, o governador do estado, Rui Costa, confirmou que o processo seletivo iria de fato acontecer e agora em outubro outra informação foi divulgada e confirmada que o concurso vai disponibilizar mais de 3.000 vagas em mais de 300 cidades da Bahia. E ainda foi revelado que o edital para esse processo admissional deve ser publicado no final deste mês.

Para saber as informações, que se tem até agora sobre o concurso público da Secretaria de Educação da Bahia, leia o texto abaixo.

Segundo o anúncio feito pelo político, vão ser oferecidas cerca de 3.000 vagas, sendo 2.796 oportunidades para a função de professor e 664 oportunidades para o cargo de coordenadores pedagógicos. O edital, como dito acima ainda não foi publicado. Mas, sabe-se que para as vagas para o corpo docente devem ser divididas entre profissionais que vão atuar na educação do nível médio/tecnólogo ao superior. Ainda não se tem informações sobre o regime de trabalho para cada cargo, o valor do pagamento, quanto tempo esse concurso vai ter de validade, se os aprovados vão ter direito a benefícios e quais, quantas fases vai ser composto esse processo seletivo, quais provas os candidatos vão precisar passar e quais determinações elas vão seguir, se profissionais com mais tempo de carreira possuem alguma vantagem, quando começam as inscrições e como pode ser realizadas, o valor da taxa de inscrição, os pré-requisitos para concorrer a uma das vagas, em quais localidades vão ser destinadas as vagas, se o contrato podia ser prorrogado ou não, quantas vagas vão ser destinadas para candidatos negros ou portadores de necessidades especiais e em quais instituições de ensino os aprovados vão atuar, dentre outros dados.

O objetivo do concurso é aumentar o número de professores e coordenadores pedagógicos no estado da Bahia. Visto que hoje, os municípios baianos estão sofrendo com um déficit de profissionais nessa área e a educação é um dos campos primordiais para cada administração pública. E na Bahia existem milhares de crianças em idade apta para frequentar escolas e que não podem ser prejudicadas com a falta de professores nas escolas. O último concurso realizado pela Secretaria de Educação da Bahia aconteceu no início deste ano, vistos que as aulas começariam nos primeiros meses do ano. Na ocasião foram oferecidas cerca de 1.542 vagas.




Os cargos ofertados, na época eram para as seguintes formações: Turismo, Professor de Matemática, Nutrição e Dietética, Professor de Biologia, Bioquímica, Professor de Física, Administração de Empresas, Professor de Língua Portuguesa, Edificações, Professor de Sociologia, Meio Ambiente, Professor de Filosofia, Enfermagem, Professor de Química, Finanças, Professor de Inglês, Cozinha, Professor de Literatura, Química, Professor de Geografia, Biocombustíveis, Professor de História, Farmácia, Professor de Educação Física, Energias Renováveis, Professor de Artes, Recursos Humanos, Professor de Espanhol, Preceptor de Estágio Enfermagem, Braillista e Instrutor de Libras, Agricultura, Cuidador Educacional, Agroecologia, Tradutor – Intérprete de Libras, Pecuária, Técnico de Atendimento Educacional Especializado, Pesca, Hospedagem, Segurança, Informática, Design de Móveis, Serviços Jurídicos, Geologia, Teatro, Desenho de Construção Civil, Biotecnologia, Zootecnia, Logística e Alimentos.

No processo seletivo em questão, a remuneração variava entre R$ 989,92 e R$ 1.407,14. O concurso teve duração de 24 meses, ou seja, dois anos. O vínculo empregatício podia ser prorrogado pelo mesmo período de tempo. Uma porcentagem das vagas foi oferecida para candidatos negros e para outros que possuíam alguma necessidade especial.

Se você quer saber mais informações sobre esse processo seletivo, acesse o site da Secretaria de Educação, através do seguinte endereço eletrônico: www.educacao.ba.gov.br.

Boa sorte!

Por Isabela Castro


Deixe seu comentário