Concurso Previsto SME SP 2018 – Vagas de Coordenador Pedagógico


  

Certame pretende contratar mais de 500 profissionais no cargo de Coordenador Pedagógico.

Uma grande possibilidade tem sido preparada para o ano de 2018. Trata-se do novo concurso público da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, a SME/SP.

Dependendo apenas da autorização do prefeito João Doria, há a expectativa de que o certame seja realizado já no primeiro semestre do próximo ano, como forma de preencher a demanda necessária na secretaria. A informação é do Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal da cidade, o Sinesp.

Sobre o concurso público

Ao que tudo indica, o concurso público do SME/SP terá mais de 500 oportunidades para o cargo de coordenador pedagógico. A antecipação foi feita em uma reunião realizada no dia 13 de setembro pela Mesa Setorial da Educação.

Atualmente, o pedido sobre a abertura do processo de seleção está em andamento junto a todas as Secretarias Municipais. Essas avaliam profundamente sobre a necessidade do pessoal para preenchimento das vagas.

O que faz um coordenador pedagógico?

É função do coordenador pedagógico exerce algumas atribuições. Essas se referem a coordenar a elaboração, a implementação e a avaliação de projeto pedagógico na unidade educacional, visando sempre aos desafios colocados pelo cotidiano escolar, nas modalidades e turnos de seu funcionamento. Ainda, essas ações precisam levar em conta a melhoria constante na qualidade da educação, pensando e focando sempre nas diretrizes educacionais do município.

Além disso, o mesmo elabora os seus planos de trabalho na coordenação pedagógica, indicando as metas, as estratégias de formação, o acompanhamento e a avaliação de impactos na formação continuada e, por fim, o cronograma das reuniões com as equipes docentes em uma gestão pedagógica de sua unidade educacional. São outros atributos: coordenação, elaboração e implementação de planos de ensino dos professores, de forma a garantir equilíbrio com as diretrizes curriculares impostas pela Secretaria Municipal de Educação; promoção à análise de resultados nas avaliações internas e externas de aprendizagem dos alunos; entre outras.




Para preencher o cargo, o coordenador pedagógico necessita que alguns pré-requisitos sejam preenchidos. Sendo assim, é necessário que os interessados tenham licenciatura plena na área de pedagogia e pós-graduação stricto sensu ou pós-graduação lato sensu na área de educação, contabilizando no mínimo 800 horas. A experiência mínima solicitada é de três anos em magistério.

Conforme a tabela sobre as remunerações de servidores públicos municipais, o salário inicial em vigência corresponde a aproximadamente R$ 4.084,35 em jornadas de 40 horas por semana. Porém, o piso é de R$ 4.860,86, sendo que a secretaria concede um abono complementar para que consiga chegar ao valor indicado.

Sobre o último concurso da SME/SP

Já faz algum tempo que foi realizado o último concurso da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Em 2011, o órgão lançou um edital com um total de 50 vagas para o mesmo cargo de coordenador pedagógico.

Na ocasião, a banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas, a FCC. Para a seleção dos candidatos, foram realizadas duas fases até que se chegasse na escolha final.

Sendo assim, após a inscrição, as etapas foram as seguintes: exames objetivos com um total de 50 questões, sendo 30 de conhecimentos específicos da área e 20 de conhecimentos gerais; e, feito isso, houve a realização de avaliações dissertativas, em que foram apresentadas três perguntas.

A Secretaria Municipal de Educação: o que faz?

Entre todas as questões que envolvem a educação e a cultura em um município, a Secretaria Municipal de Educação tem como principais atribuições desenvolver, organizar e manter todo o Sistema Municipal de Ensino, de forma a integrá-lo às políticas e aos planos educacionais do Estado e da União. Sendo assim, a SME/SP planeja, desenvolve, executa, controla e avalia a política educacional da cidade de São Paulo.

Por Kellen Kunz


Leave your comment