Polícia Civil do Rio Grande do Sul tem previsão de ofertar 1.200 vagas para cargos de Inspetor, Escrivão e Delegado.

A comissão para o concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC-RS) já foi formada e o edital para o cargo de inspetor deve ser divulgado em pouco tempo. Além do cargo, também está previsto oportunidades para os cargos de delegado e escrivão.

Vagas do concurso da PC-RS

A expectativa do certame é que tenha 1.200 vagas que serão distribuídas entre os cargos de inspetor e escrivão e 100 para delegado. Que tal aproveitar a oportunidade?

Para concorrer ao cargo de inspetor, o interessado deve ter nível superior em qualquer área de graduação e também Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. A remuneração inicial para o cargo é de R$ 6.366,80.

Mas, se o seu interesse for na carreira de delegado, é necessário ter formação em direito e também carteira nacional de habilitação na categoria B. A remuneração para o cargo é de R$ 20.353,06.

Sobre os últimos concursos da PC-RS

Para o cargo de inspetor e escrivão, o último certame ocorreu em 2014, e contou com 700 vagas no total, sendo 350 para inspetor e o restante para escrivão. Uma excelente oportunidade para quem almeja ingressar na carreira pública.

Para delegado, o último certame ocorreu em 2009 e teve 27 vagas no total. Contou com as seguintes etapas: prova objetiva, discursiva, oral, prova de capacitação física, exame de saúde, aptidão psicológica, sindicância de vida pregressa, e também curso de formação profissional.

Os interessados na carreira de escrivão e inspetor foram avaliados por meio de provas objetivas que tinham 30 questões de língua portuguesa e 50 de conhecimentos específicos, que mudavam de acordo com o cargo. O valor de cada questão era de 01 ponto.

Apesar da crise financeira, o concurso é possível devido a uma margem de investimento em segurança pública e também por causa de projetos que foram aprovados pela Assembleia Legislativa. A expectativa é que o edital do concurso da PC-RS seja divulgado em 01 mês.

Que tal começar a sua preparação? O Inspetor da Polícia Civil é o responsável por fazer diligência, operação, vigilância e também atos relacionados à investigação. Também faz outros tipos de atividades como, por exemplo, busca, apreensão, mandados, entre outros.

Dicas de estudo para a PC-RS




Faça uma programação de estudo de acordo com o último edital publicado, que pode ser acessar por meio deste link: http://acadepol.pc.rs.gov.br/upload/1380313342_edital_001_2013_retificado.pdf.

Separe as disciplinas que têm mais dificuldade e organize o seu cotidiano em função do estudo. Por exemplo, se você precisa conciliar com o trabalho, separe, em média, três a quatro horas. Priorize os conteúdos que tenham um peso maior.

Não abra mão de atividade física e tente manter uma alimentação saudável. Isso faz a diferença para o seu rendimento e produtividade nos seus estudos.

Já pensou em aproveitar o tempo livre para estudar? Ou seja, fins de semana, feriados ou recessos? Você pode revisar uma disciplina, retirar alguma dúvida ou fazer mais exercício para compreender e treinar as disciplinas cobradas. Além disso, pode estudar também no caminho para o trabalho, nas filas de banco ou qualquer outro local que desejar.

Use técnicas de estudo para otimizar o seu tempo, ou seja, estude por meio de mapas mentais, fichas ou resumos. Além de facilitar, você consegue manter o conhecimento na sua memória de curto/longo prazo.

Invista em livros e apostilas que sejam feitos específicos para o seu concurso. Cuidado com materiais muito resumidos ou desatualizados. Pesquise e peça dicas antes de comprar.

Lembre-se de persistir nos estudos até conseguir alcançar a sua classificação. Procure fazer provas que tenham conteúdo parecido e não desista do seu sonho de ser tornar servidor público. Confie no seu potencial!

Boa sorte e sucesso!

Por Babi


Deixe seu comentário