Concurso Previsto da Fiocruz 2018


  

O certame deverá preencher 150 vagas em alguns cargos.

As oportunidades relacionadas com o mercado de trabalho podem ser obtidas para a atuação em ramos variados sendo que um dos que mais possibilidades oferece é justamente aquele relacionado com a saúde e seus órgãos integrantes nas diferentes esferas.

Quando se considera o setor público do ramo da saúde podem ser encontradas muitas alternativas para inserção neste mercado laboral determinado sendo que uma das chances que serão ofertadas em breve se refere ao concurso previsto Fiocruz sobre o qual iremos detalhar a seguir neste artigo.

Informações importantes sobre atuação Fiocruz

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) é um estabelecimento público que atua no ramo da saúde há muitas décadas tendo sido criado pelo renomado sanitarista Oswaldo Cruz para a realização de pesquisas variadas neste ramo da sociedade.

Nos dias atuais a Fiocruz conta com unidades em diversas localidades espalhadas pelo território brasileiro que realizam estudos científicos diversos demandando, por isso, renovação constante dos profissionais que integram seu quadro de pessoal.

Dados atualizados do concurso previsto Fiocruz

No ano de 2016 ocorreu a realização de um certame público para a entrada de novos profissionais na Fiocruz a qual, mesmo assim, continua com uma grande demanda por novos profissionais em virtude de saídas bem como de diversas aposentadorias de seus colaboradores.

Por isso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irá solicitar novamente ainda neste ano de 2017 autorização ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para a organização de um novo concurso com no mínimo 150 vagas que irão completar seu quadro atual de funcionários.

Os cargos que poderão estar presentes neste novo certame bem como sua exigência de formação são os seguintes:

· Técnico em gestão em saúde: nível médio completo

· Especialista em ciência, tecnologia, produção e inovação: nível superior concluído em diferentes áreas do conhecimento relacionados com a saúde com especialização

· Pesquisador em saúde pública: nível superior concluído em diferentes áreas do conhecimento relacionados com a saúde com mestrado ou doutorado concluídos

Com relação à inscrição a última seleção deste órgão público contou com um período de 30 dias para sua realização pelos candidatos interessados exigindo o pagamento de taxas com valores que oscilaram entre R$60,00 até R$220,00 de acordo com o cargo pretendido.

As provas foram realizadas em datas diferentes para os cargos contemplados no edital com sua execução ocorrendo nas cidades que ofereciam vagas dentro da estrutura organizacional da Fiocruz como Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Recife, Manaus, Fortaleza, dentre outras.

Com relação ao conteúdo programático abordado houve temas gerais para todos os cargos como Português e Informática bem como disciplinas específicas de acordo com o cargo pretendido por cada interessado como:

· Bioestatística




· Epidemiologia em Saúde Pública

· Nanobiotecnologia

· Pesquisa clínica

· Políticas Sociais em Saúde

· Virologia clássica e aplicada

· Parasitos e vetores

· Sistema da Qualidade

· Taxonomia e sistemática

Os aspectos teóricos a serem cobrados para cada cargo que devem se repetir de maneira geral no concurso previsto Fiocruz tiveram etapas variadas com aplicação de provas objetivas de múltipla escolha, discursivas bem como memorial e arguição para as funções com maior nível de exigência e escolaridade.

Após a sua aplicação e correção definitiva dos resultados os aprovados foram convocados para assumir suas funções na Fiocruz dentro do número prescrito de vagas mediante aprovação sob o aspecto financeiro.

O próximo concurso a ser realizado pela Fiocruz no período de 2017-2018 apresenta a tendência de seguir este mesmo parâmetro apenas com alterações na quantidade de vagas e especificações dos cargos com exigência de maior experiência e/ou escolaridade.

Portanto, existe um concurso previsto da Fiocruz que deverá nos próximos meses do ano de 2017 apresentar movimentações importantes para quem deseja obter um cargo público nesta renomada instituição da saúde, exigindo, assim, dedicação elevada dos candidatos.

Por Ana Camila Neves Morais


Deixe seu comentário