Concurso Previsto da Aged MA em 2018


  

Concurso pretende contratar 173 profissionais em cargos de Nível Médio e Superior de ensino.

Nos últimos meses, devido à baixa em seu quadro de funcionários a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, a Aged-MA, anunciou que iria realizar um concurso no primeiro semestre de 2018 com a intenção de contratar novos empregados para ocupar os cargos que estavam sendo afetados com a falta de funcionários.

O concurso foi confirmado e mais de 100 vagas vão ser oferecidas para os níveis médio e superior. Até o presente momento nenhum edital ou documento foi divulgado. Com isso, só algumas informações foram divulgadas.

Se você se interessou por este processo admissional e quer saber mais informações leia o texto abaixo. Essa é uma grande chance para as pessoas que moram no estado do Maranhão ou que podem se mudar para lá.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, a Aged-MA, é um órgão regulador e fiscalizador de todas as áreas que envolvem a agropecuária no estado do Maranhão. É através do trabalho que ele realiza que são feitas inspeções nos produtos de origem animal e vegetal; as condições dos lugares ligados a produtos alimentícios e outros serviços.

Como dito acima vão ser oferecidas mais de 100 vagas, mais precisamente 173 oportunidades. Nos últimos anos, a Aged/MA sofreu com a redução no número de funcionários. Pois, em alguns casos o vínculo empregatício por meio de contrato chegou ao fim. Em outros, as pessoas mais velhas se aposentaram e por outras tantas questões. Uma das informações que já está praticamente confirmada dá conta que os postos de trabalho que vão ser oferecidos para o concurso público da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, são para as seguintes ocupações:

– Nível Médio: Auxiliar de Fiscalização para futuramente assumir o cargo de Técnico Agropecuário ou Agrícola.

– Nível Superior: Engenheiro Florestal, Agrônomo e Veterinário.




Mesmo assim ainda podem ser incluídas outras formações para a disputa de cargos na Aged/MA. Os aprovados no processo seletivo devem atuar em um dos seguintes municípios: Zé Doca, Viana, São Luís, São João dos Patos, Santa Inês, Rosário, Presidente Dutra, Pinheiro, Pedreiras, Itapecuru, Imperatriz, Codó, Chapadinha, Caxias, Barra do Corda, Balsas, Bacabal e Açailândia.

Não foram divulgadas ainda quantas vagas serão destinadas para cada cargo e nem qual será a divisão de vagas para cada cidade do Maranhão. Um dado importante e que já está confirmado é que a banca organizadora deste processo seletivo vai ser a Fundação Carlos Chagas, a FCC. Banca conhecida em todo o Brasil e que já realizou centenas de concursos públicos. As questões da FCC costumam relacionar pontos sobre conhecimentos atuais, então é necessário que o candidato tenha o costume de acompanhar os meios de comunicação sobre as questões nacionais e internacionais.

Informações como valor da remuneração, carga horária, validade do concurso, benefícios só vão ser confirmadas quando o edital for publicado. A expectativa é que o documento saía até o mês de dezembro. Se isso não ocorrer, no princípio de 2018 ele já deve estar disponível.

O último concurso da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão aconteceu há mais de uma década atrás, no ano de 2005. Devido a essa passagem de tempo, se faz mais que necessário um novo processo seletivo. Na ocasião do último processo admissional foram oferecidas 380 oportunidades de emprego no órgão para as seguintes ocupações: Fiscal de Defesa Vegetal – Engenheiro Florestal; Fiscal de Defesa Vegetal – Engenheiro Agrônomo; Fiscal de Defesa Animal – Médico Veterinário; Auxiliar de Serviços de Campo e Assistente de Defesa Agropecuária.

O processo seletivo contou com apenas uma fase, uma prova objetiva, ou seja, de múltipla escolha. O teste que tinha o caráter eliminatório e classificatório foi composto por 60 perguntas de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. Já para as pessoas que estavam concorrendo a uma vaga para a função de Auxiliar de Serviços de Campo, a prova tinha 10 perguntas a menos, ou seja, 50 questões. E a banca organizadora também foi a Fundação Carlos Chagas. Então é fundamental que se você está interessado neste novo processo seletivo da Aged confira essa prova de 2005.

Para mais informações, acesse: www.aged.ma.gov.br.

Boa sorte!

Por Isabela Castro


Leave your comment