Concurso deve ser realizado em 2018 e contará com aproximadamente 710 vagas.

Já estamos no ano de 2018 e muita gente se encontra na expectativa por novas informações de um possível concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Minas Gerais. De acordo com as informações mais recentes a SEPLAG está analisando o certame e ao que tudo indica o concurso deve realmente ser realizado o mais breve possível.

É isso mesmo, quem deseja prestar concurso para o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais deve estar atento, pois a qualquer momento o concurso pode ser liberado. É que a Secretaria de Planejamento está analisando o projeto do concurso e ao que parece em breve o edital já estará disponível para publicação, uma vez que a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais recentemente emitiu parecer que é favorável a realização deste concurso. Aliás, até o momento nada consta em termos de impedimentos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo informações do Gabinete que pertence ao Comando-Geral, a instituição já vem tentando conseguir autorização com órgãos superiores para assim suprir a demanda por novos membros.

Dessa forma, as convocações dos novos aprovados seriam feitas de acordo com a disponibilidade de vagas, que seriam anunciadas no documento que solicita o concurso.

O último concurso público do Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais teve seu edital publicado no ano de 2015. De lá pra cá a defasagem de servidores aumentou de forma considerável, uma vez que muitos profissionais estão em processo de aposentadoria.

São detalhes que só reforçam a necessidade de realização de um novo concurso.

No documento em que é solicitada autorização para a realização de um novo concurso constam como vagas a serem disponibilizadas o total de 710, sendo que deste montante 680 seriam destinadas para o posto de Soldado e as 30 restantes para o cargo de 2º Tenente (Oficial).

Embora o concurso ainda não tenha sido oficialmente autorizado sabe-se que para concorrer a um dos cargos descritos acima o interessado precisa possuir formação completa do Ensino Médio, além de idade mínima de 18 anos e máxima de 30.

A remuneração inicial prevista para o cargo de Soldado é no valor de R$ 4.098,00, enquanto que a de um Oficial é no valor de R$ 8.874,50.




Geralmente as provas para o cargo de Soldado são formadas por 50 questões sobre Matemática, Língua Portuguesa, Química, Geografia, Física, Direitos Humanos, História e Biologia, além de uma redação.

Dessa forma, para se classificar e passar para as próximas etapas do concurso o candidato precisa obter ao menos 50% do total dos pontos, da prova objetiva e da redação.

O concurso para o Corpo de Bombeiros independente do estado é realizado por meio de etapas, sendo elas a realização de provas, redação e outros testes de capacitação física, sendo eles:

– Teste de Resistência Aeróbica;

– Teste de Força Muscular e de Membros Superiores;

– Teste de Agilidade;

– Teste de Flexão Abdominal.

Nesse sentido, se você possui interesse em realizar este concurso e já verificou que atende aos pré-requisitos, não deixe de estar atento às novas informações sobre sua autorização e publicação do edital. Como tudo indica que o concurso será realizado recomenda-se que os interessados já deem início aos seus estudos preparatórios, assim como a preparação física que poderá contribuir para a aprovação nos testes físicos. Os concursos para o Corpo de Bombeiros geralmente são muito concorridos e por isso quem deseja realmente ser aprovado precisa se dedicar.

Para se preparar verifique na internet editais de concurso passados para estes mesmos cargos e verifique os conteúdos pragmáticos geralmente cobrados nas provas. Também é aconselhável que provas de concursos passados sejam realizadas, pois assim é possível ter uma noção de como os conteúdos são abordados.

Por Sirlene Montes


Deixe seu comentário