Concurso Polícia Civil MA 2018 – Previsão de Edital


  

Seleção deverá ofertar cerca de 300 vagas.

Muitas instituições estão preparando processos seletivos por meio de concursos públicos para os próximos meses para a contratação de novos profissionais. E um desses órgãos é a Polícia Civil do estado do Maranhão. A PC tem como objetivo aumentar seu quadro de profissionais, a fim de oferecer para a população um serviço de mais qualidade ainda. Há alguns meses, a instituição tinha divulgado que iria realizar o concurso e que ele está previsto para 2018. Pois, nos últimos dias a informação foi confirmada. Ainda não foi divulgado o edital. Entretanto, já se sabe algumas informações acerca deste processo seletivo. Para saber o que já foi divulgado, leia o texto abaixo.

Como dito acima, o edital ainda não foi divulgado. Mas, sabe – se, por exemplo, que vão ser oferecidas cerca de 305 vagas, sendo cerca de 100 vagas para a atuação imediata e o restante, cerca de 205, para a formação de um cadastro reserva. Além disso, desse total, cerca de 20% das vagas são para candidatos negros e 05% para candidatos portadores de necessidades especiais. Para a atuação imediata, os postos de trabalho estão divididos da seguinte forma: 01 vaga para o candidato formado em odontologia; 07 vagas para a função de médico legista; 07 vagas para a função de perito criminal; 20 vagas para a função de escrivão e 20 vagas para a função de delegado. Para todas essas funções os salários variam entre R$ 4.500,00 reais e R$ 19.000,00 reais. Já para a formação de cadastro reserva, devem ser oferecidas 12 vagas para o posto de médico legista, 12 vagas para perito criminal, 40 vagas para escrivão, 40 vagas para delegado e 100 vagas para o posto de escrivão. A remuneração deve estar nos moldes daquela citada acima.

Outra informação conformada para o concurso público da Polícia Civil do estado do Maranhão é que a banca organizadora desse processo seletivo vai ser a Cebraspe, conhecida anteriormente como Cespe/UnB. A Cebraspe é uma instituição muito conhecida do mundo dos concursos públicos. Pois já realizou provas em todo o Brasil nas mais diferentes organizações. Além disso, as suas provas são conhecidas por cobrar uma boa quantidade de matérias relacionadas aos cargos que estão sendo oferecidos e também por cobrar questões atuais dos concorrentes. Então, se faz mais que necessário se manter atualizado acerca dos assuntos cotidianos.




Para este tipo de concurso público, por mais que o edital ainda não tenha sido divulgado e muito menos publicado, sabe – se que os candidatos precisam atender a uma série de pré – requisitos, para que no caso de aprovação não sejam desclassificados e não possam atuar nas funções que escolheram. Conheça agora alguns desses pré – requisitos: ser naturalizado brasileiro; ser maior de 18 anos; estar em dia com as obrigações políticas, eleitorais e militares (para candidatos do sexo masculino); possui bons antecedentes criminais; não ter nenhuma pendência judicial; comprovar que está apto tanto fisicamente quanto mentalmente para ocupar um dos cargos; passar em todas as fases do concurso público; possuir a formação necessária para ocupar uma das funções; ser aprovado em todas as etapas do curso de formação para militar; dentre outros.

A Polícia Civil costuma ter um padrão de prova para suas avaliações para a contratação de novos profissionais. Devido a isso, acredita – se que os candidatos devem ser submetidos às seguintes fases: teste objetivo, prova discursiva, prova de títulos, exame toxicológicos, provas médicas e teste de aptidão física, todos de caráter classificatório e eliminatório, essas fases são para todos os cargos. Já para a função de escrivão, os interessados devem passar por um exame de digitação. A previsão é que o edital ainda seja publicado neste ano. Caso não, ele vai ser publicado nos primeiros meses do próximo ano. Se você se interessou, acompanhe com freqüência o site da polícia Civil do Maranhão, através do seguinte endereço eletrônico: http://www.policiacivil.ma.gov.br/, para não perder nenhuma informação. Boa sorte!

Isabela Castro.


Leave your comment