Concurso Polícia Civil MA 2018 Confirmado


  

Novo Concurso da PC-MA deverá ofertar vagas para perito criminal, investigador, delegado e médico legista.

A Polícia Civil do Estado do Maranhão irá realizar um novo concurso público visando preencher vagas em diversas áreas, o que inclui em seu quadro de pessoal os cargos de perito criminal, investigador, delegado e médico legista.

Este concurso já está na Lei Orçamentária Anual (LOA), tendo sido reservado para a publicação do edital da Polícia Civil um valor de R$ 95 milhões.

A previsão é de que sejam ofertadas 1.400 oportunidades para quem quer trabalhar nos órgãos que atuam em Segurança Pública estadual.

Sobre o último concurso para Delegado

O último concurso público para a vaga de delegado no estado do Maranhão ocorreu no ano de 2012 e foi organizado pela Secretaria de Estado da Gestão e Previdência. Na ocasião, foram abertas 40 vagas, sendo que deste total 2 estavam reservadas para pessoas com deficiência.

Para concorrer a esta vaga, especificamente, o interessado precisa cumprir os seguintes pré-requisitos: ter diploma de conclusão do curso de bacharelado em Direito, com reconhecimento do MEC (Ministério da Educação); não possuir antecedentes criminais; ter Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”; além de outros requisitos.




Para o concurso, os interessados tiveram que passar pelas seguintes etapas de avaliação: uma prova escrita com questões objetivas; uma prova escrita discursiva; a avaliação de títulos; o teste de aptidão física; um teste psicotécnico; exame médico; exame odontológico; investigação social e curso de formação.

O salário inicial para a função de delegado é de R$ 15.850,60.

Neste último concurso, a prova objetiva englobava 100 perguntas de múltipla escolha, considerando que cada uma tinha 5 alternativas, em várias áreas de conhecimentos, sendo: língua portuguesa (15 questões); Legislação Específica (5 questões); Direito Constitucional (15 questões); Direito Administrativo (15 questões); Direito Civil/Empresarial (10 questões); Direito Penal (15 questões); Direito Processual Penal (15 questões); Medicina Legal (10 questões).

Já a prova discursiva contou com 5 questões que abordaram os conhecimentos de: Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Penal e Direito Constitucional. Cada candidato pode responder cada pergunta em até 40 linhas.

Sobre os critérios para aprovação no concurso para a vaga de delegado, os candidatos tiveram que obter, no mínimo, 50% da pontuação total da prova objetiva, sem que zerassem em nenhuma das áreas de conhecimento.

Iris Gonçalves


Deixe seu comentário

One comment on “Concurso Polícia Civil MA 2018 Confirmado