Concurso PM MA 2017-2018 – Edital em Breve


  

Certame será realizado em breve e ofertará 1 mil vagas para Soldados.

Você sonha em ser um soldado da Polícia Militar? Para quem está no Maranhão, uma oportunidade é o concurso PM MA 2017-2018, que vai abrir inscrições para selecionar mais de 1.000 novos soldados para atuarem em todo o estado. O anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino, o edital será lançado no mês de setembro.

O último concurso da PM foi realizado em 2012 e selecionou mais de 2.000 soldados. Os profissionais selecionados terão a missão de atuar desde no Policiamento Ostensivo Geral até na Preservação da Ordem Pública das cidades do Maranhão. Confira abaixo mais informações sobre o concurso da PM MA para o ano de 2018:

Vagas

O concurso público da PM MA está oferecendo 1.000 vagas para novos soldados dispostos a servir este órgão. Conforme informado no PLOA (Projeto Orçamentária Anual do Estado) para 2017, as vagas serão distribuídas entre as corporações da Polícia Militar e Civil, e Bombeiros.

A expectativa é que o concurso receba um grande número de inscrições, uma vez que o órgão público está oferecendo salários atrativos, o que faz com que o processo seletivo se torne ainda mais concorrido e exija que o candidato esteja mais bem preparado para ser aprovado em todas as etapas de seleção.

Quem pode participar

Para se inscrever para o concurso público da PM do Maranhão, o candidato deve apresentar o diploma ou certificado, que tem que estar devidamente registrado, atestando a conclusão de Curso de Nível Médio, e que seja fornecido por uma instituição de ensino reconhecida pela Secretaria de Educação do Estado do Maranhão ou demais estados brasileiros.

Também é necessário que o candidato tenha 28 anos até o último dia de inscrição, além de ter uma altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino, e ter carteira de habilitação nas categorias ‘’A’’ ou ‘’B’’. Estima-se que o salário inicial dos aprovados no concurso deve ser de, no mínimo, R$ 2.500,00.




O solado contratado será responsável por realizar diretamente as ações e operações ordenadas para Policiais-Militares, de modo a materializar a atividade final da Polícia Militar, que consiste no Policiamento Ostensivo Geral fardado e a Preservação da Ordem Pública, o que é feito por meio de emprego preventivo ou repressivo. Assim, cumpre-se o objetivo de proteger a incolumidade física dos cidadãos e os bens públicos e privados de eventuais atos criminosos. O contrato dos aprovados no concurso é feito a partir do Regime Jurídico Estatuário, tendo jornada de trabalho integral.

Como é a estrutura da prova

O processo seletivo ainda está em processo de elaboração. Na última edição, a banca organizadora contratada para criar a prova foi a Fundação Getúlio Vargas, é provável que essa mesma instituição aplique o novo exame, sendo conhecida por elaborar questões de complexidade mediana.

Com base no último concurso para PM MA, a tendência é que a prova seja composta por 60 questões. O exame tem 20 questões sobre Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 10 questões de Informática, e 20 questões de Conhecimentos Específicos, que incluem História do Brasil e do Maranhão, além de Geografia do Brasil e do Maranhão.

Como se preparar

Enquanto a data para a inscrição e realização da prova não são divulgados, os interessados em participar para o concurso público da PM do Maranhão devem começar a se preparar. Recomenda-se fazer simulados das provas aplicadas nas edições anteriores, além usar apostilas específicas para estudar.

Para ser aprovado como soldado da PM, os candidatos também passarão por um teste de aptidão física. Por isso, é importante que você cuide da sua saúde, além de manter uma rotina de exercícios físicos, visando trabalhar a sua resistência e agilidade.

Por Simone Leal


Deixe seu comentário