Concurso MP-SP 2017 – Edital em Elaboração


  

Concurso deve ofertar 37 vagas para os cargos de auxiliar de promotoria e analista técnico científico.

O Ministério Público do Estado de São Paulo ainda continua trabalhando na elaboração dos editais para a realização de um novo concurso público para o órgão. Vale lembrar que a publicação dos editais estava sendo prevista para o mês de agosto, porém, como informou a assessoria de imprensa do MPE-SP, alguns detalhes ainda estão pendentes e por isso ainda não há uma data definida.

O novo concurso do Ministério Público de São Paulo será organizado pela Fundação Vunesp e oferecerá vagas para as carreiras de analista técnico científico e auxiliar de promotoria.

De acordo com as informações divulgadas até o momento, serão colocadas à disposição dos candidatos interessados um total de 37 vagas. Para a carreira de auxiliar serão 28 chances e para analista técnico científico, 9 vagas.

Os concursandos que quiserem concorrer para o cargo de auxiliar precisam contar com formação de nível fundamental completo. Os salários iniciais previstos para essa função ficam na faixa de R$3.575,13. A esse valor já estão inclusos o auxílio-condução e auxílio-alimentação.

A função de analista técnico requer do candidato formação de nível superior. As áreas de conhecimento abrangidas são as de economista, contador e administrador. A remuneração inicial é de R$12.875.

Os dois cargos têm uma jornada de trabalho composta de 40 horas por semana.

Distribuição das vagas deste concurso

Do total de 28 vagas que estão sendo oferecidas para auxiliar, a informação é de que 20 delas têm como foco a primeira região administrativa que envolve Vale do Ribeira, Santos e Grande São Paulo. Há oportunidades para serralheiro, pintor, pedreiro, marceneiro, encanador e eletricista.

As oito vagas restantes são direcionadas para as funções de encanador e eletricista e estão sendo distribuídas entre as outras quatro áreas regionais. Entre as localidades pertencentes a essas áreas temos as cidades de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Bauru, Araçatuba, Piracicaba, Sorocaba, Taubaté e Campinas.

Provas e Estudos

Os candidatos que já planejam começar a estudar podem tomar como base o conteúdo programático de provas aplicadas em concursos anteriores. Em 2014 o órgão realizou o último concurso para o cargo de auxiliar de promotoria. Já o último certame para analista técnico científico aconteceu em 2015. Nestes dois casos, assim como no atual, as seleções ficaram a cargo da Fundação Vunesp.




A prova para auxiliar de promotoria contou com 60 questões. Foram 25 de língua portuguesa, 20 de conhecimentos gerais e 15 de matemática.

Para analista a prova objetiva tinha 30 questões sobre conhecimentos gerais e 30 sobre conhecimentos específicos. Foi cobrado raciocínio lógico, noções de informática, atualidades, matemática e língua portuguesa.

Os profissionais que pretendem aproveitar essa oportunidade precisam ficar atentos e começar o quanto antes seus estudos. A função de auxiliar de promotoria é considerada muito concorrida. No último certame foram 54.793 inscrições para 37 vagas.

A função de analista técnico cientifico também não fica para trás quando o assunto é a concorrência. A última seleção ofereceu 40 vagas que foram disputadas por mais de 6.100 candidatos. Nessa ocasião foram oferecidas vagas para as áreas de engenharia química, engenharia industrial, engenharia florestal, engenharia de tráfego, engenharia de segurança do trabalho, engenharia da computação, engenharia avaliadora, engenharia agrônoma, arquitetura, biologia, entre diversas outras.

Por fim, vale ressaltar que o número de vagas (37) deste concurso público se refere especificamente para preenchimento imediato.

Entretanto, há a informação de que a autorização liberada pelo procurador-geral já dispõe que o concurso também sirva para suprir possíveis necessidades que vierem a surgir.

Isso permite que aqueles candidatos classificados remanescentes possam, dentro do prazo de validade do concurso, serem convocados e investidos em suas respectivas funções.

Para maiores informações acesse www.vunesp.com.br.

Por Denisson Soares


Deixe seu comentário