Edital do Concurso do Ministério Público do Estado Bahia será divulgado em breve e terá a FGV como organizadora.

Uma ótima notícia chega aos concurseiros que já estavam esperando o documento de edital do processo público de seleção do Ministério Público do Estado da Bahia – MP BA 2017. No último dia 20 do mês de julho foi publicada por meio do Diário de Justiça, a determinação da banca organizadora do processo de seleção, que será a FGV, Fundação Getúlio Vargas. A determinação da empresa ocorreu por meio de dispensa de licitação.

A expectativa agora, é que a assinatura do contrato entre as partes ocorra logo. O edital de abertura tem previsão de ser publicado antes do mês de outubro, disponibilizando vagas para preenchimento imediato para oportunidades que exigem nível superior e médio, além também de formar cadastro reserva, com o objetivo de contratar profissionais assim que forem vagando novas oportunidades e de acordo com a necessidade do órgão.

É válido lembrar também que já tinha sido publicada diretamente no Diário Oficial a Portaria de número 336/2017, a qual institui a comissão organizadora deste processo público de seleção. Segundo informações presente no documento, a referida comissão é composta pelos seguintes funcionários: o presidente Adalvo Nunes Dourado Júnior e os promotores Solange de Lima Rios e Valmiro Santos Macedo. De acordo com a Procuradoria Geral de Justiça, o foco é que o processo de seleção do Ministério Público do estado da Bahia seja concluído e os profissionais sejam convocados ainda em 2017.

Sobre o processo seletivo do Ministério Público da Bahia – 2017

Conforme o anúncio realizado pela Procuradoria, o processo de seleção do órgão terá como objetivo fazer as reposições das exonerações ocorridas no órgão. De acordo com um relatório publicado neste ano, no mês de janeiro, atualmente, o MP conta, com 531 vagas desocupadas, as quais estão distribuídas entre as funções de Analista Técnico (228), Motorista (51) e Assistente Técnico Administrativo (252).

Sobre os postos do processo de seleção do MP BA – 2017




A função de Assistente Técnico-Administrativo no MP da Bahia exige que o candidato possua formação em nível médio. O cargo tem como função desenvolver atividades que se referem ao controle, à organização e também a manutenção dos serviços operacionais, de apoio à pesquisa e administrativos sobre assuntos doutrinário, jurisprudencial e normativo, com relação aos segmentos meio e fim do MP do Estado da Bahia.

Já o cargo de Analista Técnico exige que o profissional possua diploma de graduação nas seguintes áreas de conhecimento: Engenharia Civil, Arquitetura, Ciências Contábeis, Direito, Administração, Ciências Biológica, Geologia, Engenharia Ambiental, Urbanismo, Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação ou então Sistemas de Informação. O profissional irá desenvolver atividades que se refere ao suporte técnico, planejamento, assessoramento, coordenação, acompanhamento, execução, avaliação e supervisão de programas, ações e projetos dos segmentos meio e fim do MP do Estado da Bahia.

Para finalizar, a função de motorista requer diploma de nível médio, além de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), nas categorias “E” e “D”, além de uma experiência de pelo menos 2 anos na função. O cargo conta com a missão de realizar atividades de manutenção, conservação e condução, e veículos do órgão estadual da Bahia, transporte de dirigentes, pessoas autorizadas e autoridades, exclusivamente em momento de serviço, assim como realização de serviços externos e transporte de materiais, quando forem autorizados e solicitados devidamente.

Sobre o último processo de seleção Ministério Público – BA

A última seletiva que ocorreu no Ministério Público do estado da Bahia foi no ano de 2013. Naquela época o certame disponibilizou 90 oportunidades, destas 25 destinadas ao cargo de assistente, 60 para a função de analista e 05 para o cargo de motorista. O certame foi coordenado pelo Instituto AOCP.

Por Filipe Silva


Deixe seu comentário