Concurso DPE PE 2017-2018 – Inscrições, Vagas


  

Certame visa preencher 50 vagas de emprego para o cargo de Defensor Público.

A área jurídica é uma das carreiras que mais atraem as pessoas no Brasil. Desde os candidatos aos vestibulares aos participantes de concursos públicos esse campo profissional atrai milhares de pessoas todos os anos. E nos últimos meses, uma grande oportunidade foi anunciada, pois a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco vai realizar um concurso público para a ocupação de vagas para a função de defensor público. Com uma boa remuneração, esse processo seletivo visa preencher 50 vagas. Para saber todas as informações a respeito desse concurso público leia o texto abaixo.

Como dito acima, o concurso vai oferecer 50 vagas, sendo 48 oportunidades para a ampla concorrência e 02 oportunidades para candidatos que possuem alguma deficiência.

Para se inscrever nesse processo seletivo a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco instituiu alguns pré-requisitos, conheça-os agora: possuir nacionalidade brasileira; estar em dia com as obrigações eleitorais, políticas e militares (para os candidatos do sexo masculino); ser maior de idade; não está respondendo nenhum processo; possuir a formação necessária para exercer a função; possuir bons antecedentes e apresentações condições físicas e intelectuais para assumir o cargo, caso seja aprovado.

O processo seletivo vai contar com cinco fases, que são:

– Primeira etapa: Prova escrita de caráter eliminatório e classificatório. Nessa etapa vão constar ao todo 100 questões, sendo: 05 perguntas de Direito Tributário; 10 perguntas de Direito Processual Penal; 10 perguntas de Direito Processual Civil; 10 perguntas de Direito Penal; 10 perguntas de Direitos Humanos; 05 perguntas de Direito Institucional; 10 perguntas de Direito do Consumidor; 05 perguntas de Direito das Execuções Penais; 10 perguntas de Direito da Infância e da Juventude; 10 perguntas de Direito Constitucional; 10 perguntas de Direito Civil e 05 perguntas de Direito Administrativo.

– Segunda etapa: Prova escrita de caráter eliminatório e classificatório. Nessa etapa vão constar ao todo 18 questões, sendo: 02 perguntas de Direito Processual Penal; 02 perguntas de Direito Processual Civil; 02 perguntas de Direito Penal; 02 perguntas de Direitos Humanos; 02 perguntas de Direito do Consumidor; 02 perguntas de Direito da Infância e da Juventude; 02 perguntas de Direito Constitucional; 02 perguntas de Direito Civil e 02 perguntas de Direito Administrativo. Além de 05 peças críticas, sendo 01 peça crítica de Direito Processual Penal; 01 peça crítica de Direito Processual Civil; 01 peça crítica de Direito Penal; 01 peça crítica de Direito Constitucional e 01 peça crítica de Direito Civil.

– Terceira etapa: Inscrição definitiva de caráter eliminatório.




– Quarta etapa: Prova oral de caráter eliminatório e classificatório. Essa prova vai ser dividida em dois grupos. Sendo que o primeiro vai abordar os seguintes assuntos: Direito Processual Civil e Direito Civil. Já o segundo grupo vai abordar os seguintes temas: Direito Processual Penal e Direito Penal.

– Quinta fase: Avaliação de títulos de caráter classificatório.

A primeira etapa que é a prova objetiva vai acontecer no dia 28 de janeiro de 2018 e vai ter a duração de 05 horas. Os locais da prova serão divulgados, cerca de 10 dias antes, na data de 18 de janeiro, no seguinte endereço eletrônico: www.cespe.unb.br/concursos/dpe_pe_17_defensor/. Já a prova escrita vai acontecer em 18 de março de 2018, as demais datas das próximas etapas ainda vão ser divulgadas. O gabarito oficial da primeira etapa vai ser divulgado dias depois.

Os aprovados no concurso público da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco vão ter direito a uma remuneração no valor de R$ R$ 17.400,00 e a jornada de trabalho vão ser de 40 horas semanais.

A banca examinadora responsável por esse concurso público vai ser o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília, o CESPE, banca tradicional que aplica provas em todo o território nacional. Se você atende aos requisitos e quer se candidatar é muito simples, basta acessar o seguinte link: www.cespe.unb.br/concursos/dpe_pe_17_defensor/. E clique em “Ficha de inscrição online”. Informe todos os seus dados de forma correta. Lembrando que as inscrições devem ser realizadas até o dia 23 de outubro. É importante também que os candidatos leiam o edital desse concurso público.

Boa sorte!

Por Isabela Castro


Leave your comment