Concurso Detran-CE 2018 foi Autorizado


  

Certame contará com vagas para os cargos de Agente de Trânsito e Fiscal de Transportes.

Nos últimos dias estão sendo anunciados muitos concursos para diferentes órgãos públicos para preenchimento de vagas para o próximo ano. E um dos últimos concursos divulgados foi o do Detran do Ceará, que pretende ocupar mais de 200 vagas em diferentes setores dentro do órgão. Essa é uma grande oportunidade para você que está procurando uma mudança em sua vida profissional e quer se estabilizar no mercado de trabalho.

O edital do concurso para o Detran do Ceará ainda não foi divulgado. Mas, alguns veículos do estado já deram algumas informações sobre a prova. Segundo as informações, as vagas devem ser para os seguintes cargos: Agente de Trânsito e Fiscal de Transportes. Não foram divulgadas quantas vagas serão destinadas para cada cargo.

O processo seletivo deve contar com apenas duas fases. A primeira uma prova objetiva e a segunda um curso de formação para que o candidato exerça a função. Na prova objetiva, devem constar perguntas de matérias gerais e conteúdos específicos.

Para as provas de Agente de Trânsito e Fiscal de Transportes esses devem ser os assuntos cobrados:

– Específica: Regulamentação de Transportes Públicos de Passageiros; Resoluções do CONTRAN (não se pode afirmar até que número); Código Brasileiro de Trânsito e Legislação.

– Gerais: Atualidades; Raciocínio Lógico e Língua Portuguesa.

Os 300 primeiros colocados vão passar para a próxima fase, que é o curso de formação, lembrando que as duas fases são de caráter classificatório e eliminatório.

Já o curso de Formação de Profissionais tem uma carga horária de 120 horas. E os conteúdos ensinados em casa aulas, vão ser divididos por módulos que são:

● Procedimentos Administrativos;

● Aspectos Legais (Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Penal);

● Direção Defensiva;

● Noções de identificação de Veículos e da Documentação:

– Inspeção Veicular.

● Técnicas de Operação e Fiscalização de Trânsito (autuação e procedimento):

– Monitoramento do Trânsito e Técnica de Abordagem.




● Legislação de Trânsito;

● Noção integrada do Sistema de Transportes:

– Técnicas de Operação e Fiscalização de Transportes (autuação e procedimento).

● Regulamento de Transportes Regular e Regular Complementar;

● Desenvolvimento de Competências Humanas:

– Capacitação Física.

– Ética no Serviço Público e Cidadania.

– Psicologia aplicada ao Trânsito e ao Transportes.

– Relações Humanas.

A prova do Detran segue algumas especificações e características por ser um órgão público e ter algumas normas gerais. Devido a isso, acredita-se que essas devem ser as matérias cobradas na prova objetiva e os conteúdos ensinados em sala durante o curso de formação. Não foram divulgadas informações como datas da prova, horário, local, taxa de inscrição, e as outras datas do processo seletivo. O objetivo é que após, a realização do concurso, que deve acontecer nos próximos meses, os aprovados comecem o curso o mais rápido possível. É de extrema importância que o candidato tenha a Carteira de Habilitação Nacional nas categorias A e B, ou seja, de motocicletas e automóveis. Se tiver de outras categorias ainda melhor. A banca examinadora do concurso ainda não foi escolhida, as bancas estão sendo escolhidas.

O último concurso realizado pelo Detran do Ceará foi no ano de 2006 e desde então o órgão não realizou mais nenhum. Devido a isso e a baixa no quadro de funcionários da entidade, agora é necessário realizar mais um. Na época, cerca de 200 pessoas foram escolhidas e os cargos oferecidos também eram para Agente de Trânsito e Fiscal de Transportes.

O concurso contou com as duas fases seletivas, mencionadas acima. A prova objetiva teve cerca de 50 questões. E também foi oferecido o curso de formação profissional para os melhores colocados na etapa anterior.

Até agora são essas as informações divulgadas, se você se interessou e quer saber, acesse com certa frequência o site do Detran do Ceará, que pode ser visitado através deste endereço: http://portal.detran.ce.gov.br. Pois, lá vão estar todas as novidades.

Boa sorte!

Por Isabela Castro


Deixe seu comentário