Concurso da ABIN – Previsão de ser realizado em 2018


  

A ABIN protocolou um pedido para efetuar um concurso público que poderá ser realizado em 2018.

Este ano de 2017 nem chegou à metade ainda e mesmo assim muitas coisas já têm previsão para o ano de 2018, quando o assunto é concurso, portanto concurseiros fiquem atentos. Além da ABIN diversos outros órgãos também deveram realizar seus processos seletivos no próximo ano, se assim for aprovado pelas instituições competentes, então se atente ao andamento dos certames.

Segundo um documento emitido pelo MPOG, o Ministério do Planejamento, até dia 2 de junho era o prazo limite para que as instituições públicas, pertencentes ao Poder Executivo Federal, realizassem o encaminhamento de suas respectivas propostas de orçamento, visando o ano de 2018. Isto devido ao fato de que a partir de agora devem ser consolidadas por meio do MPOG todas as solicitações com o foca na preparação da Proposta de Lei Orçamentária para o ano conseguinte.

Dentre todas as requisições, 28 órgãos já realizar a solicitaram para autorizar a concretização de um concurso público. Das quais pode-se citar o BACEN (Banco Central), Ministério da Fazenda, IBAMA, PRF (Polícia Rodoviária Federal ), bem como Agências Reguladoras (ANEEL, ANTT) e entre diversos outros.




É válido ressaltar que, assim como aconteceu no ano de 2016, diversos destes pedidos de processos públicos realizados junto ao MPOG podem não ser aprovados, ainda mais levando em considerando a situação econômica atual do Brasil. De qualquer maneira, será apresentado abaixo o pedido realizado pela ABIN, a Agência Brasileira de Inteligência, para que a mesma consiga realizar um processo público de seleção no próximo ano.

A ABIN, no último dia 9 de junho protocolou, juntamente com o MPOG, um pedido para efetuar um concurso público.

O último certame do órgão ocorreu no ano de 2010 e atualmente a agencia possui um alto déficit de servidores, assim necessitando de preenchimento. No referido concurso de 2010 foram disponibilizadas, ao todo 80 oportunidades para a instituição em questão. Na época, os salários mensais oferecidos inicialmente eram de R$10.216,12 e R$ 4.211,04, de acordo com o cargo a ser ocupado pelo concorrente. O processo de seleção foi executado pela banca Cespe/Cebraspe, a qual anotou a inscrição de 49.275 candidatos.

Por Filipe Silva


Deixe seu comentário