Concurso CET SP está Previsto para 2018


  

Certame deverá ofertar 500 vagas para a função de Agente de Trânsito.

Novo concurso público está próximo de ser oficializado com 500 oportunidades ofertadas. Trata-se do certame que em breve será promovido pelo CET-SP, por meio de procedimentos que permitem tornar púbico o edital para a sua realização. Assim, espera-se que este novo processo seletivo para cargos na CET-SP disponibilize vagas em diversos postos, entre estes: agente de trânsito, cujo cargo exige do candidato somente nível médio de escolaridade, oferecendo remuneração inicial no valor de 2,1 mil reais, além dos devidos benefícios.

Portanto, o novo processo de seleção da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, CET-SP, está em fase de validação, sendo que mais uma etapa de sua oficialização foi concluída por meio de sanção divulgada no dia 2 de agosto deste mesmo ano, e tornada pública no Diário Oficial a partir do dia 23 do mesmo mês. A comissão responsável autorizou o certame depois de longa avaliação de contas pertencentes à autarquia, cuja referência apontava ao exercício do ano de 2013, por essa razão, o conselheiro e relator do Tribunal de Contas do Município, TCM, estabeleceu 22 tipos de ações que deverão ser providenciadas pela companhia, para que seja possível manter a regularidade dos serviços que oferece.

Assim, em relação aos cargos ofertados com vagas disponíveis, existe a chance de que este novo concurso abarque as mesmas carreiras disponibilizadas no anterior processo de seleção, ocorrido em 2008. O cargo que certamente será preenchido será o de agente de trânsito, ou seja, vagas para a função dos popularmente conhecidos como “marronzinhos”.

As condições necessárias para que seja possível concorrer a estas vagas são duas: possuir o ensino médio completo e carteira nacional de habilitação. A remuneração inicial destinada à carreira está no valor de 2.183,64 reais, sendo que a carga horária de trabalho é de 40 horas semanais, conforme o padrão, e o colaborador terá direito de atuar em diversos turnos, em escala de rodízio.




Os benefícios à disposição nesse departamento são: serviços em assistência médico-hospitalar e odontológica; direito a vale-refeição; direito a vale-transporte e a vale-alimentação, como também é oferecido um seguro de vida organizado em grupo, além de auxílio à educação infantil, em caso de o futuro colaborador possuir filhos.

A quantidade de cargos a que se destinam as vagas disponíveis, embora ainda não esteja determinada precisamente, é animadora devido ao histórico dos concursos anteriores. O posto de agente de trânsito possui grande demanda, tal como é possível verificar pela organização do certame não concretizado do ano de 2012, cuja minuta do edital de promoção do concurso contou com o provimento de 500 vagas para o mesmo cargo, entretanto, aquele número de vagas a serem preenchidas não foi concluído. Mesmo assim, em meio à transição de governos, foi admitida a necessidade de ampliar os trabalhos nesse setor.

O cargo de agente de trânsito possui as seguintes atribuições: entre elas a atuação no lavrar autos de infração. Conforme os dados disponíveis no órgão, uma questão de grande importância neste processo seletivo está na excelente possibilidade de comunicação entre terceiros, sendo que os treinamentos na área de fiscalização começam a ser realizados depois de um período de mais ou menos três ou quatro meses, nos quais o agente atua como operador nas ruas. É um cargo que exige bastante responsabilidade e disposição.

Assim, de acordo com informações da diretoria de representação, será grande a chance de que este novo concurso abra oportunidades de 500 vagas, cujo destino certo é o provimento de diversos cargos. Este processo de seleção está sendo aguardado há alguns anos devido ao longo período desde o último concurso, no ano de 2008, sem que haja contratações na instituição. Vale a pena conferir.

Por Paulo Henrique dos Santos


Leave your comment