Concurso Aged-MA 2017/2018 – Previsão de Edital


  

Concurso ofertará 173 vagas. Edital pode sair ainda em setembro de 2017.

Uma boa notícia para quem espera por oportunidades em concursos públicos no Estado do Maranhão. Isso porque a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, a Aged-MA, divulgará nos próximos dias do mês de setembro o edital do seu novo certame.

Com uma oferta total de 173 vagas, distribuídas esses nos mais diversos cargos, o concurso ainda não teve liberação oficial devido aos últimos ajustes necessários que estão sendo feitos pela banca organizadora na documentação. Uma das decisões é de que a organização será feita pela Fundação Carlos Chagas.

Um processo que vem desde novembro do ano de 2014, quando foi autorizado pela Secretaria de Planejamento, a seleção teve seus maiores empecilhos em meados de 2015, quando os preparativos foram suspensos. Isso aconteceu na época em decorrência da crise econômica no país, como forma de conter os gastos.

Todas as iniciativas foram retomadas no mês de maio de 2016, com a autorização do governador Flávio Dino para o concurso. Essa aconteceu através de uma rede social, no qual o representante ressaltou as provas para os cargos da Aged e para analista ambiental, ainda no mesmo ano. Porém, o fato acabou não sendo concretizado.

Sobre o concurso oficial

Na autorização do ano de 2014, foi ressaltado que o concurso abriria 179 vagas. Desse total que foi autorizado na mesma época, a divisão ficou da seguinte forma: uma vaga para profissional focado para tecnologia da informação, uma vaga para jornalista, uma vaga para advogado, uma vaga para contador, 75 vagas para auxiliares de fiscalização em nível médio, 75 vagas para assistentes de fiscalização (técnicos agrícolas) e 25 vagas para a carreira de fiscal agropecuário. Dessas últimas, cinco são destinadas para agrônomos e 20 para veterinários.




Após reformuladas as prioridades, o novo aval ficou em um número menor, contemplando um total de 173 vagas, como já citado anteriormente. Apesar de nenhuma das remunerações oficiais ainda terem sido confirmadas para cada cargo, sabe-se que as oportunidades contemplam diversas formações, tanto para nível superior como para o ensino médio.

Defesa Sanitária Animal

Conforme foi declarado pelo ex-diretor geral da Agência Estadual, Fernando Lima, o novo concurso público visa suprir as vagas e demandas em aberto principalmente na área de defesa sanitária animal. Sendo assim, o certame seria o resultado de todo um trabalho que é feito pela área de defesa agropecuária do Maranhão.

É importante ressaltar também que o processo seletivo da Aged/MA é um dos últimos compromissos em aberto e assumidos pelo Governo e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Mapa, no chamado “Plano de Ampliação da Zona Livre da Febre Aftosa”. Esse teve a sua conclusão no mês de maio do ano de 2014, logo que o Maranhão, Pará e ainda outros seis Estados do Nordeste tiveram o seu reconhecimento como zona livre de febre aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal, a OIE.

Sobre a Aged/MA

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão é considerada uma autarquia que está vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado, a Sagrima. Constituída desde 19 de abril de 2002 e regulamentada no mesmo mês e ano, a agência é a responsável por desenvolver ações por meio de suas 18 unidades regionais que estão sediadas nas seguintes cidades: Açailândia, São João dos Patos, Balsas, Imperatriz, Barra do Corda, Pedreiras, Bacabal, Pinheiro, Viana, Zé Doca, Santa Inês, Presidente Dutra, Caxias, Codó, Chapadinha, Itapecuru, Rosário e a sede de São Luís.

Todas as unidades citadas atendem um total de 217 municípios maranhenses. Com a missão de assegurar a melhor oferta e qualidade em produtos de origem vegetal e animal à população, através da Defesa e Inspeção Agropecuária, a Aged atua na preservação do meio ambiente e da saúde pública. Para saber mais, acesse http://www.aged.ma.gov.br.

Kellen Kunz


Deixe seu comentário