Concurso Abin 2018 – Edital em Breve


  

Certame está previsto para ser realizado em 2018 e terá o Cebraspe como banca organizadora.

Para quem estava na expectativa de novas informações sobre o novo concurso público da Agência Brasileira de Inteligência, Abin, as notícias que chegam são animadoras. É que já foi contratada a empresa organizadora do certame. Assim, em breve o edital de abertura do concurso deve ser publicado e sua realização não deve passar do início de 2018.

Na última quinta-feira, dia 9 do mês de novembro, foi realizada a publicação no Diário Oficial da União, do documento que define a empresa que ficará encarregada de organizar e executar o certame, sendo ela o Cespe/Cebraspe, contratado por meio de processo licitatório.

A partir desta contratação, a previsão inicial é de que o edital de abertura do certame seja publicado no mais tarde até o mês de janeiro de 2018.

Embora o edital ainda não esteja pronto, algumas informações já foram confirmadas pelo órgão, como por exemplo, o quantitativo de vagas e os cargos que serão disponibilizados na concorrência.

Assim, as informações recentes apontam a disponibilidade de 300 vagas, sendo que deste total 220 são para a função de Oficial de Inteligência, 60 para a função de Oficial Técnico de Inteligência e as 20 restantes para cargos de Agentes de Inteligência.

O Concurso Abin há muito tempo está sendo aguardado, tanto que no mês de julho deste ano o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, finalmente autorizou a sua realização, oficializando esta autorização no dia 17 do mesmo mês, por meio de publicação no Diário Oficial da União.

A Agência Brasileira de Inteligência já havia enviado uma solicitação de um novo concurso. O primeiro pedido era para o provimento de 730 vagas, contudo o MPDG não autorizou.

Na realidade desde o ano de 2015 pedidos de autorização de novos concursos foram encaminhados ao ministério, porém sem sucesso.

O motivo de tantos pedidos se dá ao fato de na Agência existir uma considerável defasagem de profissionais, o que compromete a qualidade e eficiência dos serviços prestados.

O último concurso público realizado pela Abin aconteceu no ano de 2010. Na ocasião formam disponibilizados cargos somente para carreiras técnicas, totalizando 80 vagas. A empresa contratada para organizar o certame foi o Cebraspe, que é o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.




Com a autorização do novo concurso Abin, o edital de abertura já se encontra em andamento. Assim, cabe aos interessados em participara do concurso já começarem a se preparar para a realização das provas, uma vez que este concurso possui um grande número de inscritos.

De acordo com o último concurso do órgão, o processo de seleção de novos servidores acontece por meio de 4 etapas.

Na primeira etapa os candidatos precisam realizar uma prova objetiva e discursiva composta por 150 questões.

Na segunda etapa os classificados da primeira passam por investigação funcional e social.

Na terceira os candidatos passam por avalição médica.

Na quarta, será realizada avalição psicológica dos candidatos.

Já na quarta e última etapa os classificados realizam o curso de formação, que também possui caráter eliminatório e classificatório. O curso que possui uma carga horária de 250 horas será realizado na Esint, que é a Escola de Inteligência.

Para concorrer ao cargo de Oficial de Inteligência o interessado precisa possuir diploma de nível superior. Já o cargo de agente exige que o interessado possua ensino médio completo.

Nesse sentido, se você possui interesse em realizar o concurso Abin, fique atento a novas informações e a publicação do edital a ser realizado em breve. Para se preparar para a prova, verifique os conteúdos pragmáticos cobrados em outros processos de seleção do órgão e já comece a se preparar. Essa pode ser a oportunidade que você procura para alcançar estabilidade e segurança financeira.

Por Sirlene Montes


Deixe seu comentário