CEBRASPE – Perfil da Banca e Estilo das Provas


  

O Cebraspe é temido pelos concurseiros pelo seu estilo de cobrar o conteúdo nas provas.

Quem está se preparando para algum concurso público deve saber que não é necessário apenas dominar as disciplinas cobradas pela banca organizadora, mas também entender como cada uma prefere abordar os assuntos na prova. Se seu próximo certame é realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), instituição que antes era conhecida como Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), confira aqui dicas para alcançar sua aprovação.

Bancas organizadoras

As bancas são instituições que celebram contratos com os órgãos públicos a fim de organizarem os concursos públicos. Para se preparar bem para os processos seletivos, os concorrentes devem conhecer o perfil das bancas, pois cada uma possui características particulares e preferências ao elaborarem as questões das avaliações.

A principal orientação dos professores e especialistas da área é que os estudantes resolvam muitas questões da banca que vai elaborar o próximo concurso que você vai participar.

Assim, você poderá revisar a matéria, bem como aprender o conteúdo, sabendo como o assunto é cobrado nas provas.

Sobre o Cebraspe

O Cebraspe em 2013 foi qualificado como organização social (OS). A instituição celebrou contrato de gestão junto ao Ministério da Educação (MEC), ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e à Fundação Universidade de Brasília com o intuito de dar continuidade aos trabalhos do Cespe/UnB.

Os recursos da instituição passam pelo controle do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

O Cebraspe é bastante conhecido por quem estuda para concurso público. Alguns certames realizados recentemente foram: Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Pernambuco, Instituto Rio Branco, Procuradoria Geral do Estado do Amazonas, entre outros.

Os seus próximos processos seletivos com prazo de inscrição ainda em aberto são: Defensoria Pública do Estado do Acre, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas, Defensoria Pública do Estado do Acre, Polícia Militar do Estado de Alagoas e Procuradoria Geral do Estado de Sergipe.

Provas do Cebraspe




Mesmo com a mudança de Cespe para Cebraspe, o estilo de questões da banca não mudou. Muitos candidatos temem fazer prova com essa banca, pois ela possui uma forma diferente para pontuar.

Se for no formato de julgamento entre certo e errado, normalmente, a cada quesito errado o candidato perde uma questão que marcou corretamente. Nesse sentido, cada questão apresenta-se com uma assertiva, a qual o candidato deve julgar se está correta ou não. Por esse motivo, muitos se intimidam. Em geral, são cerca de 120 proposições, sendo 50 sobre conhecimentos básicos e 70 sobre conhecimentos específicos.

Caso você marque errado no cartão resposta, marque as duas opções para não ser prejudicado, perdendo pontos. Assim, na hora de corrigir, a banca vai anular o quesito e você não ganha, mas também não tem a nota penalizada.

Nesse tipo de prova, com 120 questões, se você não souber o assunto abordado, a orientação de vários professores é que você deixe em branco. Mas atenção: evite deixar mais que 10 em branco. Além disso, caso tenha alguma familiaridade com a matéria apresentada e esteja em dúvida, não deixe de responder. Diversos aprovados recomendam que vale a pena arriscar.

O Cebraspe também faz provas de múltipla escolha. Nesse formato, é necessário que o candidato leia entre 4 ou 5 questões e escolha a única correta.

Outra característica do Cebraspe é que para ser considerado um candidato bem preparado não é necessário decorar a matéria, mas sim ter conhecimento sobre o assunto e saber interpretar a situação apresentada no enunciado.

Se você quer conferir mais detalhes e conhecer mais sobre o Cebraspe acesse seu endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos.

Por Melisse V.


Deixe seu comentário